Mértola: Festival Islâmico evacuado devido a rajadas de vento forte
O vento forte que hoje se fez sentir no distrito de Beja levou à evacuação e cancelamento do Festival Islâmico, na vila de Mértola. O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja confirmou ao DN que, às 15:18, recebeu o alerta para a existência de estruturas que terão colapsado devido ao vento.
O comandante dos bombeiros locais, José Palma, explica que o vento teve forte intensidade durante cerca de três horas, o que provocou danos materiais e obrigou ao cancelamento do festival, que se realiza na zona antiga de Mértola, onde as ruas estreitas são cobertas de panos e repletas de tendas. "Foi tudo destruído. O vento arrancou tudo do chão", descreve.
O comandante, que realça a inexistência de feridos, explica que depois do vento veio outro "pandemónio": escoar todo o trânsito da vida.
Fonte do CDOS explicou que todo o distrito de Beja foi hoje marcado por fortes rajadas de vento, com várias ocorrências semelhantes, nomeadamente quedas de árvores.
O comandante dos bombeiros de Mértola especificou a queda de um poste elétrico sobre o telhado de uma casa.
Em Mértola estiveram os bombeiros locais, com dois veículos e 9 elementos e também seis militares da GNR e outros dois da Guardia Civil espanhola.
O festival arrancou na quinta-feira e iria terminar hoje, mas mais tarde do que aquilo que teve de acontecer.