Festival dedicado à música portuguesa de vanguarda começa sexta-feira

O Festival Rescald conta com nomes como Coclea, Gesso e a Lula Pena. Os concertos vão ocorrer na Culturgest e na Zé dos Bois.
Publicado a
Atualizado a

A cantora Lula Pena, com um concerto inédito, Adolfo Luxúria Canibal, e a Nova Orquestra Futurista do Porto integram a programação do Festival Rescaldo, dedicado à música portuguesa de vanguarda, que começa sexta-feira, em Lisboa.

A oitava edição do festival vai apresentar na Culturgest, entre sexta-feira e 28 de fevereiro, a maioria dos 11 concertos previstos, e dois na Galeria Zé dos Bois (ZDB), também em Lisboa.

Em janeiro, quando a programação foi anunciada, Jorge Travassos, programador do certame, salientou que além dos concertos de músicos considerados "fundamentais para a música portuguesa", como Lula Pena e Adolfo Luxúria Canibal [no coletivo Estilhaços], o festival irá cumprir o seu objetivo de "divulgar bandas e projetos menos conhecidos do público, e que se destacaram mais no ano passado".

Exemplo disso é a Nova Orquestra Futurista do Porto, que abre o festival, na sexta-feira, no pequeno auditório da Culturgest, contando no mesmo dia com a atuação da dupla Vicente & Marjamaki.

"A orquestra reúne um grupo notável de alguns dos mais interessantes exploradores sonoros do Porto, que usam instrumentos menos convencionais, como motores, consolas de jogos ou "laptops" acústicos", apontou na altura Jorge Travassos, justificando, por outro lado, o convite a Luís Vicente, por ser "talvez o melhor trompetista da atualidade".

O festival vai contar ainda com as presenças do coletivo Coclea, os Gesso, os Caveira, o projeto Con Con + Joana Guerra, os La La La Ressonance, atuações de Luís Fernandes + Joana Gama, e ainda o projeto Sumbu Dunia de Rui Nogueiro, resultado de "uma busca contínua de tesouros discográficos e sonoridades alternativas".

A organização sublinhou que esta edição terá uma "presença recorde" de artistas no feminino, desde presenças individuais, como Lula Pena, ou em projetos coletivos, como a artista plástica Mariana Marques - que atuará com Con Con + Joana Guerra, e, da Nova Orquestra Futurista do Porto, Maria Mónica, Angelica Salvi e Sara Gomes.

Lula Pena irá apresentar um concerto criado especialmente para o festival, "radicalmente diferente do que tem vindo a apresentar, desta vez com colagens livres de fontes sonoras que tem vindo a construir ao longo dos anos".

De acordo com o programador do festival produzido pela Trem Azul e a Culturgest, esta edição, "reforça a vocação de dar forma e sentido às mais inovadoras e interessantes movimentações da música nacional, com projetos de proveniências geográficas e estéticas múltiplas".

Este ano, "as propostas apresentadas marcam o fortalecimento da presença da região norte do país, onde várias cidades - como o Porto, Braga e Barcelos - estão a fervilhar com diversos projetos musicais".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt