Festival de BD da Amadora assinala 50 anos de Astérix

Vigésima edição do Festival Internacional de BD da Amadora celebra 50 anos de Astérix com uma exposição
Publicado a
Atualizado a

O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) vai ter este ano uma exposição dedicada aos 50 anos da criação de Astérix e da irredutível aldeia gaulesa, disse à Lusa fonte da organização.

A vigésima edição do festival decorrerá de 23 de Outubro a 8 de Novembro, no Fórum Luís de Camões, na Amadora, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores.

Para esta edição está prevista uma exposição com desenhos de Albert Uderzo, o autor que desenhou os mais de 30 volumes das histórias do pequeno gaulês, muitos deles em parceria com o argumentista René Goschinny. falecido em 1977.

Em Outubro será lançado em simultâneo em vários países, incluindo Portugal, um álbum inédito assinado por Uderzo para assinalar o meio século de Astérix.

O álbum, ainda sem título, sairá a 22 de Outubro, terá 56 páginas e é anunciado como "o maior banquete festivo preparado pelos irredutíveis gauleses".

Até hoje as histórias de Astérix têm sido editadas em Portugal pela ASA, que está a preparar uma série de iniciativas para assinalar a efeméride.

As várias obras sobre Astérix e o seu inseparável amigo Obélix já venderam mais de 300 milhões de exemplares em todo o mundo e estão disponíveis em 107 línguas e dialectos, incluindo o mirandês.

Por ser a vigésima edição, o festival deverá contar este ano com a presença de alguns dos artistas que passaram pela Amadora ao longo de duas décadas e, embora já tenham sido feitos convites, a organização não confirma a presença de qualquer autor.

Para este ano no FIBDA está também prevista a presença do autor francês Pierre Lepage, para apresentar uma exposição com originais de Muchacho, que foi eleito pela organização do festival em 2008 o melhor álbum de um autor estrangeiro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt