Festival da Irreverência de regresso para animar Leiria
"O objetivo do festival passa por animar a zona histórica de Leiria e proporcionar um programa de comemorações do Carnaval digno e original", refere uma nota de imprensa da autarquia.
À agência Lusa, a vereadora com o pelouro da juventude, Anabela Graça, destacou a importância do evento se realizar no centro histórico da cidade.
"O objetivo é levar as pessoas a este espaço e, com esta ação, dinamizar a apoiar os estabelecimentos comerciais", afirmou Anabela Graça, considerando que é, também, uma forma de promoção do espaço.
Por outro lado, a autarca referiu que a iniciativa quer "proporcionar aos cidadãos momentos de diversão e animação".
A organização, do município com a União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, decorre de 01 a 03 de março e, entre outras atividades, o programa inclui a atuação do grupo "Bairro dos Castiços" e a realização do concurso de máscaras, agendados, respetivamente, para as noites de sábado e de segunda-feira, no Largo Cândido dos Reis, vulgarmente conhecido por Terreiro.
Nesta edição, o festival é dinamizado com o apoio das associações FADE IN e Fazer Avançar e patrocinado por dois estabelecimentos de restauração, o que acontece pela primeira vez, referiu a vereadora.
Segundo Anabela Graça, a autarquia liderada por Raul Castro "tinha um custo previsto de mil euros" para o evento que, na sequência do apoio de várias entidades, foi reduzido.
Já no dia 28, serão 1.500 as crianças que vão participar no desfile de Carnaval dos estabelecimentos do pré-escolar e escolas do 1.º ciclo, que se realiza pelas ruas de Leiria.
Neste desfile, subordinado ao tema "As profissões", participam 12 estabelecimentos e tem a participação dos alunos do curso profissional de Apoio à Infância da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, que darão apoio logístico e de animação ao evento, refere a autarquia.