Festivais com energia eólica
Os festivais de música deste Verão estão a utilizar, pela primeira vez, energias amigas do ambiente geradas por microeólicas nos seus espaços, afirmou ontem o presidente do grupo empresarial Self Energy, Miguel Matias.
"Os festivais de música realizados em locais sem energia têm sido auto-suficientes em energia através de geradores a gasóleo, poluentes e barulhentos, mas estão a aderir à energia proveniente de micro-eólicas da Self Energy", disse o gestor.
A Self Energy utilizou uma micro-eólica na última edição do Rock in Rio, em Lisboa, para funcionamento da rádio local, e no Festival do Sudoeste , no Alentejo, numa tenda médico, iniciativas que se realizaram em parceria com a EDP.
"A energia eólica é limpa, amiga do ambiente e garante a produção auto-sustentada e localizada [nos festivais por um período curto, até 3 a 4 dias], satisfazendo as necessidades de energia", disse Miguel Matias.
Segundo o gestor, "cada local tem potencial para gerar a sua própria energia e no caso dos festivais de música a produção de energia é adequada ao consumo".