Ferroviários em greve na última hora de serviço

O sindicato dos trabalhadores ferroviários agendou hoje para 30 de Setembro uma greve na última hora de serviço para contestar as alterações de procedimentos que a Refer quer fazer quanto ao direito à utilização do transporte em serviço.
Publicado a
Atualizado a

A decisão foi tomada numa reunião realizada hoje, disse à Lusa o coordenador do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF), José Manuel Oliveira, que não descarta a possibilidade de serem decididos novos protestos na reunião de dia 19 entre o sindicato e as comissões de trabalhadores. O objectivo da greve é "fazer notar à administração da Refer - Rede Ferroviária Nacional que um direito dos trabalhadores, que é a utilização do transporte ferroviário, pode deixar de existir devido a um conjunto de procedimentos que a empresa quer fazer", explicou.

Actualmente, os trabalhadores da Refer podem usar os transportes ferroviários quando estão em serviço, bastando para isso mostrarem o cartão de funcionários.

No entanto, o sindicalista deu como exemplo o facto de estar a começar a ser exigido aos funcionários que apresentem o cartão nas bilheteiras da CP para poderem viajar em serviço, numa altura em que muitas bilheteiras estão a encerrar. Assim, o sindicato decidiu marcar para o próximo dia 30, um protesto "em defesa dos direitos na Refer", na forma de uma greve de cada trabalhador na última hora de serviço desse dia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt