Fenómeno raro: apareceu uma baleia no rio Hudson

Animal tem sido avistado desde sábado e tornou-se uma estrela nas redes sociais
Publicado a
Atualizado a

Uma baleia-jubarte tem sido avistada no rio Hudson, em Nova Iorque, desde sábado, para encanto dos habitantes. Os nova-iorquinos fizeram uma votação para decidir que nome dar ao mamífero.

O nome vencedor foi Liberty, provavelmente uma referência à Estátua da Liberdade, no rio Hudson.

[twitter:800729840806744064]

A visita da baleia Liberty tem sido bem documentada através das redes sociais.

[twitter:801047630373498880]

[twitter:799716302109765636]

Paul Sieswerda, presidente da Gotham Whale, organização que monitoriza a vida animal marinha, contou que é comum ver baleias-jubartes perto de Nova Iorque e Nova Jersey nesta altura do ano. Os animais param para se alimentarem antes de procurarem as águas mais quentes do sul, explicou Sieswerda, mas geralmente não sobem o rio Hudson.

Sieswerda acredita que a baleia subiu o rio para perseguir um cardume de peixes. Nos últimos tempos o rio Hudson tem ficado mais limpo e com mais peixes devido aos esforços de limpeza e de conservação das águas de Manhattan, segundo o New York Times.

O especialista afirmou ao jornal americano que a baleia parece bem e saudável neste momento mas que corre grande perigo. "Trata-se de uma área onde circulam muitos navios que sobem e descem o [rio] Hudson", explicou Sieswerda. "Espero que a baleia consiga detetar os barcos".

A guarda costeira pediu aos pescadores e barqueiros para evitarem perturbar as baleias da zona. Segundo Jen Goebel, porta-voz da Administração Nacional dos Oceanos e Atmosfera, as pessoas devem circular a pelo menos 30 metros de distância dos animais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt