'Haka' de gravata na entrega do prémio Princesa das Astúrias
Quatro jogadores dos 'All Blacks' despiram o casaco e, em camisa e gravata, fizeram a tradicional 'haka', dança de guerra que executam antes de cada jogo, na cerimónia de entrega dos prémios Princesa das Astúrias, em Oviedo, na qual a seleção masculina de râguebi da Nova Zelândia foi a galardoada na categoria de Desporto.
[YouTube:109nLaLvMk8]
Na entrega do prémio, o rei de Espanha, Felipe VI, enalteceu os valores da lealdade e do companheirismo que representa a seleção masculina de râguebi da Nova Zelândia, lembrando que para os jogadores neozelandeses "o trabalho de equipa e a colaboração são norma".
"Têm uma paixão comum, o râguebi; râguebi jogado de forma exemplar, não apenas para ganhar, mas também para exibir no campo as maiores virtudes do desportista completo: jogo limpo, camaradagem, solidariedade, educação, respeito", destacou o soberano espanhol, referindo-se aos últimos galardoados com o Prémio Princesa das Astúrias do Desporto.
Os 'All Blacks' são, de acordo com Felipe VI, "um exemplo de diversidade, de fusão de culturas e tradições" e "um incomparável exemplo, especialmente para as crianças e jovens do mundo", que devem aprender a praticar qualquer desporto com "um espírito solidário, inclusivo e fraternal".
"Hoje, destacamos essa atitude exemplar e agradecemo-la com uma admiração muito especial", sublinhou no discurso com que encerrou a cerimónia de entrega dos prémios Princesa das Astúrias 2017.
De acordo com o Rei de Espanha, os premiados com estes galardões sabem bem o que significa trabalhar em equipa, "somando forças e talento, procurando o êxito comum, partilhando conhecimento, entusiasmo e esforço".