Feira acolhe prova de carros de rolamentos por "malucos da adrenalina"
Dezenas de pilotos são esperados no próximo feriado na Feira para a estreia do Troféu Capital Fórmula Roll, em que "malucos da adrenalina" conduzirão carros de rolamentos em madeira ou ferro numa pista que atinge os 80% de inclinação.
A designação da prova deve-se à sua localização na freguesia de Sanguedo, que, sendo reconhecida como capital portuguesa da Fórmula Roll, vem há 35 anos realizando a 8 de dezembro um Grande Prémio da modalidade - cujo campeonato nacional é dinamizado por diversas associações do país.
"Na terça-feira contamos ter cá 30 a 50 pilotos numa série de provas, entre as quais uma de rolamentos tradicionais, outra de carros em ferro, uma de 'trikes' e outra só para mulheres", declarou à Lusa Pedro Silva, presidente da Juventude de Sanguedo, que organiza a competição em parceria com o Clube Casa D'Aldeia, de Crestuma.
"Quem participa neste género de prova são os maluquinhos da adrenalina, gente que gosta de atividades radicais, de aventura e de emoções fortes", acrescenta esse responsável. "É uma sensação poderosa deslizar a 70 ou mais quilómetros por hora numa pista como a nossa, da Rampa da Castanheira, que tem duas curvas de cotovelo e, em alguns sítios, chega a atingir os 80% de inclinação", realça.
O I Troféu Capital Fórmula Roll tem assim prevista a realização de diferentes provas, sendo que a primeira se dirige a carros de rolamentos tradicionais, em que o veículo é constituído essencialmente por uma tábua de madeira e duas traves assentes sobre quatro rolantes.
Há depois uma outra competição para carros de rolamentos alterados, que usam ferro no seu fabrico e exibem maior complexidade de construção e estética. "Um carro desses pode chegar a custar 2.000 euros, em ferro, pinturas, rolamentos especiais, etc.", revela Pedro Silva. "Por isso é que os patrocinadores são tão importantes", explica.
Uma terceira prova será a de "trikes", para veículos com apenas três rolantes, ao que se segue outra corrida "em que o piloto pode levar um pendura" e uma última destinada a pilotos do sexo feminino - já que, embora sendo poucas as mulheres a rolar pela pista, "em Sanguedo elas sempre correram em rolamentos desde que se começou com o Grande Prémio há 35 anos".
Propensão para acidentes com esses veículos continua a haver, mas o organizador do Troféu defende que o estado de saúde dos pilotos no final da corrida "depende mais da sua experiência e traquejo" do que das condições físicas dos carros ou da topografia da Rampa da Castanheira, que é "a pista de rolamentos mais antiga do país".
"Há uns anos atrás havia mais acidentes graves e partia-se uma perna ou um braço de vez em quando", admite Pedro Silva. "Mas os pilotos agora são cada vez mais experientes e os da Juventude de Sanguedo, por exemplo, fizeram o campeonato todo sem ter um único acidente", informa.
Os objetivos dos organizadores do evento passam agora por ver reconhecido o epíteto de "Capital da Fórmula Roll" como marca registada e por formalizar a criação de uma federação que, tendo sede na Maia, coordene a atuação de todas as coletividades envolvidas no campeonato nacional de rolamentos e passe a regular também outros desportos de inércia como a prática de skates.