Federação croata já dá Modric como vencedor

Conta oficial da federação no Twitter lança inquérito a perguntar quem merece ficar em... segundo: Cristiano ou Salah?
Publicado a
Atualizado a

A gala da FIFA atribui esta segunda-feira, em Londres, o prémio The Best ao melhor jogador do ano e os sinais que se vão conhecendo parecem apontar para uma vitória do croata Luka Modric, que é um dos três finalistas ao prémio juntamente com o português Cristiano Ronaldo e o egípcio Mohamed Salah.

Para a federação croata, essa questão nem se coloca, como se pode comprovar por um inquérito lançado na sua conta oficial no Twitter, esta segunda-feira. Ali, a questão é quem merece ficar em segundo lugar no The Best: Ronaldo ou Salah? (A pouco mais de duas horas do início da gala, a votação é liderada pelo avançado egípcio do Liverpool, com 54%).

Recorde-se que Modric, de 33 anos, ganhou já o prémio de Melhor Jogador do Ano para a UEFA - relativo ao melhor jogador da época em solo europeu -, numa gala que não contou com a presença de Cristiano Ronaldo, insatisfeito com a decisão do organismo europeu. O capitão da seleção portuguesa também não deverá marcar presença esta segunda-feira em Londres, segundo avançaram alguns media italianos e espanhóis, no que está a ser entendido como um sinal de que o atual avançado da Juventus não será o vencedor.

A confirmar-se a vitória do médio croata do Real Madrid, que venceu ainda a Liga dos Campeões pelo clube espanhol (tal como Ronaldo) e foi eleito o melhor futebolista do Mundial (onde a Croácia perdeu na final frente à França), constituirá a primeira vez que o troféu implementado em 2016 não é atribuído a Cristiano Ronaldo, vencedor nas duas únicas edições do prémio até aqui.

O The Best foi criado depois de terminada, em 2015, a parceria da FIFA com a revista France Football na qual as duas instituições se associavam para eleger o melhor futebolista do ano através da Bola de Ouro - prémio que continua a ser atribuído, mas apenas pela publicação gaulesa.

Desde 2008 que nenhum prémio de melhor do mundo é ganho por outro futebolista que não Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi (o argentino do Barcelona que este ano não faz sequer parte dos três finalistas).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt