"Fear The Walking Dead" regressa mais violento e intenso
Uma invasão zombie cada vez mais descontrolada num cenário de Los Angeles (EUA) pós-apocalíptico e onde o principal grupo de sobreviventes, agora já em terra - depois de um plano de escape numa viagem de barco -, não se encontra unido. É com o aumento do clima de tensão que arranca a segunda parte da segunda temporada de Fear the Walking Dead, que chega ao canal AMC Portugal a 22 de agosto, um dia depois da exibição nos Estados Unidos, com os restantes oito episódios.
Com mais do dobro da duração da primeira temporada, esta nova leva de episódios da série dramática baseada na banda desenhada original de Robert Kirkman segue a estratégia cada vez mais adotada pela ficção televisiva norte-americana, de dividir as temporadas em duas partes, levando como exemplo, de resto, uma das primeiras a fazê-lo, The Walking Dead, à qual serve de prequela em formato de spin-off.
"Na primeira parte da segunda temporada eles tinham o barco, o que, apesar das ameaças iniciais, representava uma excelente forma para viajar num cenário de apocalipse. Tinham água e alguma comida e um determinado nível de segurança até as coisas terem começado a correr mal. Agora, pela primeira vez, terão de sobreviver em terra e encontrar uma forma de se manterem seguros e vivos. Vamos ver todas as personagens, sem exceção, com dificuldades em encontrar um lugar seguro. Vai ser complicado sobreviver ao ataque zombie para todas elas", antecipou Dave Erickson, cocriador da série e produtor executivo, na Comic Con de San Diego, onde foi revelado o trailer da segunda parte desta nova temporada.
O mesmo responsável acrescentou que "os espectadores vão ver um nível de violência e de intensidade" inédito em Fear the Walking Dead e está já prometida a inclusão de novas personagens neste grupo de episódios.
Uma das presenças já confirmadas é a de Danay García, atriz que ficou conhecida por participar na série Prison Break.
Apesar de uma descida nas audiências nos Estados Unidos - arrancou com uma média de dez milhões de espectadores por episódio e encontra-se atualmente na ordem dos cinco milhões de seguidores -, a série que antecede a história de The Walking Dead e que é protagonizada pela dupla Kim Dickens e Cliff Curtis já foi renovada pelo AMC para uma terceira temporada. O arranque desta está agendado para 2017 e será composta por 16 novos episódios.
Há alguns meses, aquando da estreia do primeiro conjunto de capítulos em Portugal, Rubén Blades, ator, músico e ex-ministro do Turismo do Panamá, que interpreta Daniel Salazar na trama, frisou em entrevista ao DN que o sucesso da série se prende com o paralelismo entre a sobrevivência a um ataque de mortos-vivos e as batalhas que todos travamos no nosso dia-a-dia, sejam elas de que âmbito forem. "Ver estas personagens enfrentarem zombies dá-nos otimismo. Sentimos que também os podemos enfrentar quando se apresentarem à nossa frente, seja pela forma de hipoteca de uma casa, da política ou o que seja. Encontramos forma de enfrentar os nossos problemas e sentimos que temos maior controlo das nossas vidas", disse o ator, acrescentando que o mundo do terror e do suspense "atrai", por norma e já por si, o público no geral.
Robert Kirkman, encarregue tanto de The Walking Dead como de Fear the Walking Dead, acrescentou também ao DN que não cede à pressão dos fãs - e aqui falamos de duas séries que têm uma grande e atenta legião de seguidores - em torno do rumo que as histórias devem tomar na televisão e nos livros de quadradinhos. "Às vezes pode ser aterrorizador ter duas séries, a banda desenhada e os videojogos. Nem acredito que isto se tornou algo tão grande. Pode ser perigoso pensar nas centenas de milhares de pessoas que leem a banda desenhada. Tento não me focar nisso senão não conseguiria terminar nada. Às vezes, pode tornar-se uma pilha de nervos mas os meus filhos estão bem alimentados. Não me posso queixar", frisou o criador, em março, entre risos.
Para quem só agora está a familiarizar-se com esta série, e em forma de contagem decrescente para os novos episódios que se aproximam, o AMC Portugal está a exibir em formato maratona, durante este mês de agosto, todos os episódios da primeira e da segunda temporadas. Podem ser vistos de segunda a sexta-feira, pelas 20.40.