FC Porto vence Estoril a pensar na 'Champions'

Dragões resolveram cedo, de bola parada, e depois limitaram-se a gerir o esforço e a vantagem, quase sempre em ritmo lento. Maicon e Jackson fizeram os golos que permitem a ascensão provisória à liderança.
Publicado a
Atualizado a

O FC Porto regressou às vitórias e recuperou provisoriamente a liderança da Liga, ao derrotar o Estoril, por 2-0, no Estádio do Dragão, no jogo que abriu a 22.ª jornada, nesta sexta-feira. Depois do empate em Alvalade e antes da decisiva deslocação a Málaga (quarta-feira), os dragões resolveram a partida no primeiro quarto de hora e limitaram-se, depois, a gerir a vantagem e o esforço, num jogo em que voltaram a ser as bolas paradas a 'desbloquear' o triunfo portista.

A ausência de João Moutinho, que pela primeira vez desde 2005 falhou duas jornadas consecutivas da Liga, voltou a fazer-se sentir no meio-campo portista, mas quando o "motor" dos dragões começou a fazer falta (mais ninguém consegue acelerar a dinâmica e fase de construção no FC Porto com a mesma qualidade) já o jogo estava resolvido. Os portistas tiveram uma entrada forte na partida, mas só na sequência de lances de bola parada é que conseguiram atirar à baliza do Estoril na primeira parte.

Maicon, aos quatro minutos, após canto de James Rodríguez, cabeceou para o fundo das redes, mostrando que a ausência de Mangala é um mal menor nos portistas. Por sua vez, Christian Atsu, aproveitando a má foram de Varela que já "pedia" o banco, aproveitou a oportunidade no "onze" para se destacar, oferecendo velocidade e capacidade no um-para-um junto à linha que mais nenhum extremo tem no Dragão, enquanto James procura a melhor forma.

Foi o jovem ganês quem 'provocou' o penálti de Mano, por mão na bola, que deu a Jackson Martínez a oportunidade de faturar pela 23.ª vez na Liga, aos 14 minutos. A estratégia do Estoril ficou imediatamente comprometida e o melhor que os canarinhos conseguiram fazer, em toda a partida, foi atirar uma bola ao ferro, na conversão de um livre direto. De resto, o FC Porto controlou sempre a partida, em ritmo lento, e Vítor Pereira aproveitou para "poupar" Lucho e James Rodríguez na segunda parte.

A falta de Moutinho notou-se, precisamente, na falta de velocidade na construção de jogo e meio-campo portistas, cuja transição em posse se confunde cada vez mais com transições lentas, que oferecem aos adversários todo o tempo necessário para reorganizarem a defesa e ocuparem os espaços. E com Moutinho na bancada e sem Lucho González e James na melhor forma, não há muita mais capacidade para 'desbloquear' as teias defensivas para além de Jackson. As bolas paradas, porém, não deixarem que este modelo pusesse em causa o triunfo portista.

Filme do jogo:

90+4' Final do jogo! O FC Porto vence o Estoril, por 2-0, golos de Maicon (4') e Jackson Martínez (14'), no jogo que abriu a 22.ª jornada da Liga. Os dragões sobem provisoriamente à liderança, com 53 pontos, mais dois que o Benfica, e o Estoril, com 27 pontos, tem o 7.º lugar em risco.

90+1' Cartão amarelo para Luís Leal, por falta sobre Maicon.

90' Quatro minutos de compensação.

88' Vanger volta a tirar o 'pão da boca' a Jackson, depois de um bom trabalho de Castro.

84' FC Porto quase fazia o 3-0! Atsu preparava-se para empurrar a bola para o fundo das redes quando Jefferson conseguiu cortar para canto. A equipa de arbitragem, porém, equivocou-se e deu pontapé de baliza.

82' Tentativa de remate de Jackson, após livre de Alex Sandro, mas o colombiano não conseguiu rematar.

81' Remate forte de André Castro, na "ressaca" de um canto, para Vagner encaixar.

78' O jogo encaminha-se para o final, em perspetivas de alteração no marcador.

75' Dupla substituição no Estoril. Saíram Carlitos e Gonçalo Santos entraram Gerso e Tony Taylor. Marco Silva arrisca.

73' Remate rasteiro de Christian Atsu, para Vagner segurar.

72' Substituição no FC Porto. Saiu Steven Defour e entrou Marat Izmailov.

70' Gestão do plantel e gestão do jogo: o FC Porto está claramente com o pensamento em Málaga e deixa os minutos passarem tranquilamente.

67' Jackson, de costas para a baliza na grande área, tentou servir Varela, mas voltou a aparecer "uma perna" do Estoril.

66' O Estoril ainda não rematou na segunda parte e não dá sinais de que possa conseguiu evitar o triunfo portista.

63' Helton dá sinal de "ok" e continua em campo.

61' Depois de Lucho e James, é agora Helton quem fica caído no relvado, após um choque com Carlitos.

58' Silvestre Varela quase conseguiu assistir Defour na grande área, mas um defesa do Estoril conseguiu limpar o lance.

57' Substituição no Estoril. Saiu Diogo Amado e entrou Luís Leal.

56' Dupla substituição no FC Porto. Saíram Lucho González e James Rodríguez e entraram André Castro e Silvestre Varela.

54' Remate em vólei de Steven Defour, mas o belga não conseguiu acertar no alvo.

51' Danilo entrou na grande área, mas o remate de pé esquerdo bateu em Lucho e a bola passou ao lado do alvo. Foi o primeiro remate de bola corrida dos dragões na partida.

50' Depois de James Rodríguez, é Lucho González quem apresenta queixas físicas.

48' André Castro, Izmailov e Varela fazem exercícios de aquecimento no FC Porto. Luís Leal, Gerso e Tony Taylor aquecem pelo Estoril.

46' Início da segunda parte! Bola para o Estoril.

45+1' Intervalo no Dragão. Uma entrada forte, um pontapé de canto e um penálti dão vantagem ao FC Porto, apesar de os portistas não terem conseguido rematar uma única vez em lances de bola corrida. O Estoril ainda atirou uma bola ao poste, mas os portistas, apesar de terem "adormecido" desde que fizeram o 2-0, têm o jogo controlado.

41' James Rodríguez está a coxear no relvado e parece estar em nítidas dificuldades físicas, depois de ter sofrido uma entrada dura de Gonçalo Santos. Vítor Pereira perguntou se queria substituição, o colombiano pareceu pedir ao técnico para esperar.

39' Bola no ferro da baliza do FC Porto! Pontapé livre de Carlos Eduardo, que acerta em cheio no ângulo da baliza.

38' Vítor Pereira não parece estar satisfeito com a lentidão com que a equipa troca a bola no meio-campo e com que inicia a fase de construção de jogo.

36' O FC Porto não tenta rematar à baliza há 22 minutos. A eliminatória com o Málaga já estará na cabeça dos dragões.

34' Os dragões baixaram muito o ritmo de jogo e regressaram às já características transições lentas, que oferecem ao Estoril o tempo necessário para se reorganizarem defensivamente. O FC Porto só cria perigo quando "mete" velocidade no jogo.

31' O FC Porto está a controlar o jogo, mas tem criado poucos lances de perigo: ainda não rematou nenhuma vez em lances de bola corrida.

28' James Rodríguez é advertido por Nuno Almeida, depois de ter feito duas faltas duras.

27' Tentativa de remate/cruzamento de Danilo, para a bancada.

24' Lucho tentou servir Jackson na grande área, mas Vagner voltou a antecipar-se.

22' O FC Porto vai gerindo tranquilamente o ritmo de jogo, com 64% de posse de bola. Os dragões ainda só remataram na sequência de lances de bola parada: duas vezes após pontapés de canto e uma de penálti.

19' O Estoril tenta reagir, mas dois golos de bola parada dos dragões lançaram os portistas para um triunfo que poderá ser tranquilo, a não ser que tirem o 'pé do acelerador'.

17' Pontapé livre de Jefferson, sem perigo para Helton.

15' Falta de entendimento entre Otamendi e Helton, que Licá quase aproveitava. O extremo português ainda tentou o remate, mas o guarda-redes segurou.

14' GOLO DO FC PORTO! JACKSON MARTÍNEZ FAZ O 2-0! Sem "brincadeiras", o colombiano enganou Vagner e bateu o penálti como mandam as "regras": para a malha lateral.

13' Penálti para o FC Porto! Cartão amarelo para Mano, que tocou com a mão na bola. Lance de difícil análise para Nuno Almeida.

11' Christian Atsu está a ser muito solicitado na ala esquerda, com a equipa portista a tentar servir o ganês em profundidade, de modo a aproveitar a velocidade do extremo.

9' James Rodríguez tentou a tabela com Jackson, mas Vagner foi rápido e antecipou-se no lance.

6' Otamendi, na sequência de novo pontapé de canto, desviou de cabeça ao primeiro poste, mas errou o alvo.

4' GOLO DO FC PORTO! MAICON FAZ O 1-0! Está feito o primeiro no Dragão, na sequência de um pontapé de canto batido por James Rodríguez. Excelente golpe de cabeça, que sobrevoou Vagner e entrou na "gaveta".

4' Entrada forte e dinâmica do FC Porto, à procura de resolver cedo no Dragão.

2' Otamendi desperdiça! Bom cruzamento de Christian Atsu para o primeiro poste, mas o argentino, em zona de finalização, não conseguiu acertar na bola.

1' Cruzamento perigoso de Lucho González, mas Steven Vitória desarmou Jackson.

1' Nuno Almeida apita para o início do jogo! Bola para o FC Porto.

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Maicon, Alex Sandro; Fernando, Steven Defour, Lucho González; James Rodríguez, Christian Atsu e Jackson Martínez. Suplentess: Fabiano, Abdoulaye, Quiñones, André Castro, Marat Izmailov, Silvestre Varela e Liedson.

ESTORIL PRAIA: Vagner; Mano, Steven Vitória, Yohan Tavares, Jefferson; Gonçalo Santos, Evandro, Diogo Amado; Carlos Eduardo, Carlitos e Licá. Suplentes: Mário Matos, Anderson Luís, Luís Leal, Gerso, João Pedro, João Coimbra e Tony Taylor.

FC Porto e Estoril abrem a 22.ª jornada da Liga nesta sexta-feira, num duelo de campeões nacionais (da primeira e segunda Ligas) no Estádio do Dragão. Nos portistas, o objetivo passa por recuperar a liderança (à condição, uma vez que o Benfica irá receber o Gil Vicente) da Liga, perdida em Alvalade, e ganhar ritmo e ânimo para a deslocação a Málaga; nos canarinhos, a ambição é manter-se próximo dos lugares europeus e, quiçá, surpreender o Dragão e vencer pela primeira desde 1933/34 na Invicta.

Depois de um amargo empate em Alvalade, o FC Porto mostrou estar longe da forma que foi idealizada após as goleadas a Gil Vicente e Vitória de Guimarães. Desde então, em cinco jogos, só a receção ao Málaga 'encheu o olho' aos adeptos, seguindo-se uma série de resultados sofridos. Vítor Pereira, porém, terá que descobrir como 'sobreviver' sem João Moutinho, uma vez que o médio vai falhar, pela primeira desde 2005, dois jogos seguidos na Liga. A sua ausência sentiu-se em Alvalade, mas desta vez não há mais margem para errar. James Rodríguez está de regresso ao "onze", à procura de voltar ao nível exibido até novembro, e Atsu "sentou" Varela.

Jackson Martínez é, inevitavelmente, o maior portador das esperanças portistas para esta noite, mas do lado do Estoril fazer golos é algo natural: só não marcaram na Choupana, na Pedreira e na Mata Real e têm o quarto melhor ataque da Liga, com 32 remates certeiros, sendo a equipa com maior eficácia em bolas paradas na Liga. Marco Silva admitiu que vai jogar com "bloco baixo" no Dragão, mas crê que a sua equipa poderá, perfeitamente, fazer um golo. E o FC Porto não se costuma dar bem quando sofre primeiro. O pontapé de saída está marcado para as 20.00, com arbitragem de Nuno Almeida.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt