FC Porto ataca árbitro Hélder Malheiro que pondera apresentar queixa
A expulsão de Sérgio Conceição no jogo da Taça de Portugal com o Mafra deixou a estrutura portista indignada. Os dragões consideram que o treinador está a ser "perseguido" e a ser alvo de "um tratamento discriminatório" por parte de alguns árbitros, e criticaram de forma dura o juiz Hélder Malheiro, que na sequência dos ataques está a ponderar avançar com uma queixa contra os dragões e Conceição.
Conceição recebeu ordem de expulsão aos 64 minutos (cartão vermelho direto) na vitória do FC Porto (3-0) diante do Mafra, após pontapear uma bola que estava fora das quatro linhas. O técnico portista ainda foi tentar explicar o sucedido ao árbitro Hélder Malheiro, mas de nada adiantou.
Depois de no final do jogo, através da conta oficial do Twitter, o FC Porto ter-se queixado de "perseguição", o clube voltou esta quarta-feira à carga na newsletter Dragões Diário, defendendo que "o técnico campeão nacional foi um dos protagonistas de mais um episódio insólito em que por vezes o futebol português é fértil".
"O outro protagonista foi Hélder Malheiro, que não viu uma falta que constituiu um atentado à integridade física de Grujic - nada de novo quando arbitra jogos do FC Porto. A forma como Conceição é tratado por alguns árbitros, além de ser discriminatória face ao que acontece com outras figuras do futebol, não tem em conta um percurso brilhante como jogador e treinador, que inclui a conquista de diversos títulos, vários recordes históricos e a representação ao mais alto nível da seleção de Portugal", podia ler-se na nota.
Face a estas críticas, Hélder Malheiro pondera apresentar uma queixa contra o FC Porto e Conceição no Conselho de Disciplina da FPF, segundo avançou a Antena 1. A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol e o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol também poderá avançar com participações.
Sérgio Conceição, na qualidade de treinador, já foi expulso do banco em 21 ocasiões. Curiosamente, o primeiro cartão vermelho que viu foi-lhe mostrado por... Hélder Malheiro, precisamente o juiz da Associação de Futebol de Lisboa do jogo de anteontem em Mafra que lhe mostrou o cartão vermelho. Este episódio aconteceu em dezembro de 2012, era Conceição treinador do Olhanense, num jogo contra o Rio Ave a contar para a I Liga.
"O jogo aqueceu durante um certo período porque o árbitro não o soube controlar. Houve muitos erros e foi isso que lhe fui dizer no final da partida. Depois, disse-me que eu estava expulso. Já ando no futebol há muitos anos e já apanhei muitos artistas", afirmou na altura o então técnico dos algarvios em conferência de imprensa, confessando que pediu aos seus jogadores "para não cumprimentarem" o árbitro Hélder Malheiro porque "não tinha feito um jogo de acordo com as leis de jogo".
Conceição é conhecido pelo seu feitio rebelde e por ferver em pouco água, o que lhe tem custado várias expulsões, processos e multas ao longo da carreira. O técnico foi, aliás, expulso em todos os clubes que orientou em Portugal - Olhanense, Académica, Sp. Braga, V. Guimarães e FC Porto (a grande maioria).
O treinador do FC Porto já se referiu várias vezes ao tema e ao seu comportamento no banco. "Passaram a imagem de uma pessoa conflituosa que perdia facilmente as estribeiras. Isso não corresponde à verdade. Vivo de forma muito apaixonada a profissão, sou muito exigente comigo e com os outros, tenho uma grande vontade de ganhar mas isso não tem de passar o limite. Quem lida comigo sabe a pessoa que sou. Colocaram rótulos enganadores", disse há uns anos. Mas a verdade é que os casos continuam...