Faust e Blixa Bargeld tocam no Teatro Maria Matos

A estreia do projecto anbb, de Blixa Bargeld e Carsten Nicolai e a actuação dos Faust marcam a programação de Setembro e Outubro do Teatro Maria Matos em Lisboa.
Publicado a
Atualizado a

O primeiro dos quatro concertos ontem anunciados acontece a 21 de Setembro com a estreia em Portugal do projecto experimental anbb, fundado em 2007 pelo músico e artista visual Carsten Nicolai (que assina Alva Noto) e pelo músico Blixa Bargeld (dos Einstursende Neubauten).

Com um EP editado e um álbum prestes a sair, os dois músicos desenvolvem 'música conceptual baseada na combinação de improvisação e abstracção', escrevem no site oficial.

Esta será a primeira apresentação da dupla em Portugal, já que a data anunciada para Junho na Casa da Música, no Porto, foi remetida para Setembro, ainda sem dia confirmado.

No dia 28 de Setembro, o Teatro Maria Matos acolhe, também em estreia, o músico islandês Jóhann Jóhannsson, que estende a sua formação clássica para o domínio da música de vanguarda, com recurso à electrónica, compondo para teatro e cinema e produzindo outros artistas islandeses.

Em Abril editou o álbum 'And in the endless pause there came the sound of bees' e em Setembro apresenta-se em Lisboa com o Iskra String Quartet.

Os alemães Faust, uma das bandas precursoras do movimento krautrock, estarão na capital a 06 de outubro, mas a formação que se apresentará no Maria Matos é composta por Jean Hervé Peron e por Werner 'Zappi'  Diermaier.

Os Faust surgiram em 1971, mas duraram apenas alguns anos até se dividirem em dois projectos, ambos com o mesmo nome.

Em 2006, em Portugal estiveram os Faust liderados por Hans Joachim Irmler, agora apresentam-se Peron e 'Zappi' com toda a parafernália de instrumentos eléctricos e máquinas industriais para revisitar a música experimental alemã de há quatro décadas.

O concerto dos Faust é organizado em parceria com a Galeria Zé dos Bois, que acolherá um workshop com Jean Hervé Perón e Werner 'Zappi' Diermaier.

Associando-se ao 41º aniversário do teatro municipal, no dia 22 de outubro actua o pianista alemão Volker Bertelmann, também conhecido como Hauschka.

Em vez de um recital a solo, o músico estará acompanhado por 11 músico portugueses no denominado Ensemble Maria Matos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt