Família de sírios detida a tentar sair de Portugal

Quatro adultos e duas crianças foram travados por elementos da Guardia Civil espanhola, que estava alertada e à espera deles
Publicado a
Atualizado a

Seis sírios (quatro adultos e duas crianças), do grupo de 74 que chegaram a Portugal no dia 11 com passaportes falsos e que tinham pedido asilo por razões humanitárias, tentaram ontem sair do País mas foram detidos na fronteira de Vilar Formoso. A Guardia Civil de Fuentes de Oñoro estava na posse da informação - divulgada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) - de que um grupo de sírios sem autorização para sair de Portugal seguia num autocarro de longo, tendo inclusive a matrícula do veículo.

A partir desse momento, todos os pesados de passageiros foram abordados pelos dois militares do posto de fronteira, munidos de um dossiê com as fotografias dos sírios, a preto e branco, em tamanho passe. Às 17.00, num destes autocarros, seguia a família síria sem identificação pessoal. "Traziam consigo apenas a autorização dada ao pedido de asilo, mas é um documento que só é válido em Portugal", referiu ao DN o comandante local da Guardia Civil, Florentino Igreja. "Não traziam mais nenhum documento", acrescentou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt