Família de Mandela reunida na casa do líder

(ATUALIZADA) O estado do antigo presidente da África do Sul mantém-se crítico. A família está reunida desde o meio da manhã em casa de Nelson Mandela em Qunu.
Publicado a
Atualizado a

De acordo com o Eye Witness Reporter, vários carros chegaram a casa de Nelson Mandela onde está a acontecer uma reunião privada da família do ex-presidente.

A reunião terá sido pedida pela filha de Mandela e destina-se a debater assuntos sensíveis, de acordo como Eye Witness Reporter. Makaziwe deverá apanhar o primeiro avião para Mthatha, o aeroporto que serve a aldeia de Qunu, onde cresceu Mandela. A presença da filha mais velha do líder sul-africano foi confirmada por um correspondente da AFP no local.

O Nobel da Paz, internado há dez dias no Hospital Mediclinic Heart em Pretória com uma infeção pulmonar recorrente, continua em estado crítico.

Desde domingo que não existe qualquer informação oficial sobre o seu estado de saúde. Ontem, no entanto, à margem de uma conferência de imprensa, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, confirmou a gravidade do estado de saúde do líder político. Para lá das muitas pessoas que estiveram na entrada do hospital para prestar homenagem ao político, Mandela recebeu a visita da filha, da neta e do filho, do ministro da Defesa, da ex-mulher e da filha de Graça Machel. A atual mulher do Nobel da Paz tem permanecido ao lado do político dia e noite.

A filha mais velha de Nelson Mandela, Makaziwe, disse aos jornalistas que Mandela parecia esta em paz. "Ele deu tanto ao mundo, Acho que está em paz", disse, citada pela AFP.

Mandela está prestes a completar 95 anos (18 de julho). Passou 27 anos preso, 18 deles na prisão da Ilha Robben. Foi libertado em 1990. Três anos depois recebia o Prémio Nobel da Paz a meias com Frederik de Klerk, reconhecendo o seu papel na luta contra o apartheid, e um ano depois chegava à presidência da África do Sul, tornando-se o primeiro presidente negro do país.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt