Falar pelo Skype no iPhone já é possível
"É possível aceder no iPhone aos serviços VoIP [voz sobre protocolo de Internet], mas a experiência de utilização não é boa", disse à Lusa fonte da Direcção de Comunicação Institucional da Sonaecom, proprietária da Optimus.
Mário Vaz, director da Unidade de Negócios Particulares da Vodafone Portugal, disse à Lusa que a empresa "não tem actualmente qualquer barramento activo em função do destino da utilização dos seus serviços de dados, sendo aplicável a habitual política de utilização responsável dos seus serviços".
"As ligações VoIP têm presentemente pouca ou nenhuma expressão sobre as redes 3G. No entanto, é previsível que tal se venha a alterar num futuro próximo, pelo que a Vodafone está a estudar neste momento a melhor forma de integrar as comunicações VoIP na sua oferta, de modo a salvaguardar a respectiva qualidade do serviço e simultaneamente a qualidade da sua rede de dados", acrescentou.
Mário Vaz afirmou que, "no caso do iPhone, o fabricante Apple não permite a distribuição na App Store de qualquer aplicação que permita ligações VoIP sobre 3G".
Contactado pela Lusa, um utilizador de Skype no iPhone confirmou que "às vezes falha" a ligação, mas sublinhou que funcionaram "quase sempre bem" as experiências que fez nos Estados Unidos.
"Por isso temos o 'tag', que é uma experiência fantástica", disse a fonte da Sonaecom, salientando que aquele serviço "permite comunicações gratuitas entre telemóveis, de computador para telemóvel e de telemóvel para computador", mas só entre clientes da Optimus.
A Skype anunciou em 31 de Março que os utilizadores do telemóvel da Apple (iPhone) poderiam, a partir desse dia, falar gratuitamente descarregando da Internet o programa lançado pelo serviço online de chamadas telefónicas a baixo custo.
Os clientes portugueses do Skype receberam no fim-de-semana um e-mail a anunciar que já podem descarregar o programa que permite o uso do serviço no iPhone.
Depois do iPhone, o programa será disponibilizado também para os telemóveis BlackBerry em Maio em 10 países (Portugal não está ainda incluído), abarcando quase 90 por cento dos telefones inteligentes no mercado mundial, e no terceiro trimestre para o Nokia N97, podendo mais tarde vir a ser adoptado pelo sistema Android (do Google) e pelo Windows Mobile (da Microsoft).
O Skype no iPhone permite fazer telefonemas usando a rede de Internet, enviar mensagens instantâneas e partilhar fotografias a preço zero, desde que o receptor seja utilizador do mesmo serviço, e a preços muito baixos se for para outras redes.
Um dos recursos do serviço permite que o utilizador use os números de telefone gravados na agenda, sem que haja necessidade de duplicar listas.
O Skype, que conta com mais de 400 milhões de utilizadores em todo o Mundo, foi criado em 2003 pelo sueco Nikklas Zennstrom e pelo dinamarquês Janus Friis, e comprado dois anos depois pela empresa de leilões na Internet eBay, que recentemente anunciou a colocação em bolsa da empresa telefónica.
FZ/PMC.
Lusa