Faiz Subri. Um livre à Roberto Carlos fez dele herói nacional

Futebolista recebeu 2100 euros por dar fama e glória ao país com um golo que correu as redes sociais
Publicado a
Atualizado a

O futebol na Malásia não é coisa que alimente os media internacionais. Com uma liga inexpressiva e uma seleção bem modesta (atual 171.ª do ranking da FIFA), aquele país asiático não produz propriamente heróis futebolísticos. Ou pelo menos não o fazia até aparecer Faiz Subri, um inesperado protagonista que saiu do anonimato com um fantástico golo de livre que tem corrido as redes sociais e fez invocar comparações com o famoso "remate banana" do brasileiro Roberto Carlos contra a França, em 1997.

O golo de efeito impossível foi recriado por Faiz Subri na vitória do Penang sobre o Pahang, por 4-1. E desde logo replicado nas redes sociais, com milhares de visualizações pelo mundo inteiro. Subri, até aqui um anónimo avançado do atual quinto classificado da liga malaia, ganhou fama global e viu o seu golo sugerido já pelos internautas para o prémio Puskas 2016 - o troféu atribuído pela FIFA ao melhor golo do ano.

Subri deu um verdadeiro pontapé no destino. É agora um herói nacional, teve o seu golo comentado pelo primeiro-ministro, no Twitter, e o governo do estado de Penang entregou-lhe até um cheque de 2100 euros por dar fama e glória ao país. O jogador, que admite ter ficado surpreendido com o impacto mundial do seu golo, revela que o telefone não parou de tocar desde a passada terça-feira, com felicitações e pedidos de entrevistas.

O treinador do Penang também já anunciou que Faiz Subri vai passar a marcar mais livres a partir de agora. Sim, porque nem sequer era ele o marcador habitual destes lances na equipa, mas sim um argentino, Mathias Córdoba. E o selecionador Ong Kim Swee afirmou que está a equacionar convocar o avançado para o próximo jogo de qualificação para o Mundial 2018, contra a Arábia Saudita.

O golo de Faiz Subri:

[youtube:CEja1c_9vqA]

E o de Roberto Carlos:

[youtube:yofcwPYI8LQ]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt