O Facebook pretende mudar o nome da empresa dona da rede social, o que poderá acontecer já na próxima semana, avança o site The Verge, que cita fontes anónimas e próximas da gigante tecnológica..A mudança de nome faz parte da estratégia de "rebrandring" da empresa de Mark Zuckerberg, que deverá ser abordada na conferência anual do Facebook, Connect, agendada para 28 de outubro. Mas o anúncio do novo nome deve acontecer antes, refere o site especializado em tecnologia..De acordo com o The Guardian, esta mudança de nome deverá ser semelhante ao que a Google fez quando todas as suas marcas, incluindo o motor de busca, ficaram sob a alçada de uma holding, a Alphabet Inc..É o que deverá acontecer com o Facebook. Ou seja, a intenção de Zuckerberg com esta reformulação da marca será a de posicionar a aplicação Facebook como sendo um dos muitos produtos de uma empresa-mãe, ao lado de, por exemplo, Instagram e WhatsApp..A Google mudou para Alphabet Inc, mas quanto ao Facebook o novo nome ainda é segredo. Ainda assim, o jornal digital adianta que o novo nome poderá estar relacionado com Horizont..Segundo o The Verge, os objetivos do "rebranding" passam também por posicionar a empresa como uma produtora de tecnologia, em particular do metaverso - não sendo apenas uma gigante das redes sociais -, uma nova tendência de tecnologia que usa realidade virtual e aumentada..Aliás, em julho, Zuckerberg disse ao jornal digital que nos próximos anos o Facebook iria "fazer a transição" de uma empresa de redes sociais para uma empresa de metaverso"..Mais recentemente, no passado dia 17, o Facebook anunciou a criação de 10 000 novos empregos na União Europeia nos próximos cinco anos e objetivo de colocar a região no centro dos seus planos para ajudar a construir o metaverso.."O Facebook encontra-se no início de uma jornada para ajudar a construir a próxima plataforma de computação" e "juntamente com outras pessoas e entidades" está "a desenvolver o que é chamado de metaverso: trata-se de um projeto ambicioso que pretende criar espaços virtuais para pessoas que não estão juntas fisicamente se reunirem, através da utilização de tecnologias como a realidade virtual e aumentada"..No centro do metaverso, explicou então a rede social, "está a ideia de que, ao criar um maior senso de 'presença virtual', a interação 'online' pode tornar-se muito mais próxima da experiência de interação pessoal"..Uma das razões para o "rebranding" pode estar também associada à divulgação de documentos da empresa por parte de uma denunciante, Frances Haugen, que acusou a empresa de colocar "os lucros acima da segurança" dos seus utilizadores. Zuckerberg negou as acusações.