A Meta, proprietária do Facebook e Instagram, vai lançar um serviço de assinatura paga a partir de 11,99 dólares mensais para permitir que os utilizadores verifiquem as suas contas nestas redes sociais, anunciou o CEO Mark Zuckerberg, neste domingo (19), em iniciativa semelhante à de Elon Musk no Twitter..O "Meta Verified" será implementado inicialmente na Austrália e na Nova Zelândia esta semana "e em mais países em breve", e permitirá que os utilizadores "verifiquem a sua conta" e ofereçam benefícios como "acesso direto ao atendimento ao cliente", disse Zuckerberg.."Esta nova função aumenta a autenticidade e a segurança dos nossos serviços", explicou, numa publicação na sua conta no Facebook..Não haverá mudanças nas contas do Facebook e Instagram que já são verificadas, disse a companhia, acrescentando que apenas utilizadores maiores de 18 anos poderão se inscrever. O serviço ainda não está disponível para empresas..As tentativas iniciais de Musk de lançar um serviço semelhante no Twitter no ano passado fracassaram, devido a uma grande quantidade de contas falsas que colocaram dúvidas sobre o futuro da plataforma..A Meta enfrenta dificuldades financeiras desde o ano passado. Em novembro, a companhia anunciou a demissão de 11 mil funcionários (13% do quadro total), a maior redução de trabalhadores na história da empresa..Este corte fez parte de uma onda de demissões anunciadas pelos gigantes da tecnologia de Silicon Valley nos últimos meses..A Meta também está sob pressão para fazer uma grande aposta no metaverso, o mundo de realidade virtual que Zuckerberg acredita representar o futuro online..No ano passado, o preço das ações da empresa caíram dois terços em 12 meses, mas já recuperaram parte das perdas em 2023..Apesar disso, Zuckerberg mantém-se otimista sobre o futuro do projeto. No início de fevereiro, a empresa registrou a sua primeira queda anual de vendas desde que se cotou em bolsa em 2012, mas este declínio foi menor do que o esperado..A Meta também anunciou recentemente que a quantidade dos utilizadores diários do Facebook alcançou os 2 mil milhões pela primeira vez.