Fábio Vieira no Arsenal num negócio de 35+5 milhões
Aí está o primeiro negócio do FC Porto neste defeso. Fábio Vieira, 22 anos, um dos destaques dos dragões na época que terminou com a equipa a sagrar-se campeã nacional e a vencer a Taça de Portugal, vai ser jogador do Arsenal. O negócio ficou acertado nesta quinta-feira (ainda dependente da realização de testes médicos), numa transferência que vai render aos cofres portistas 35 milhões de euros e mais cinco mediante objetivos que serão facilmente concretizáveis.
A confirmação oficial surgiu esta sexta-feira, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). "A Futebol Clube do Porto -- Futebol, SAD [...] vem informar o mercado que chegou a um princípio de acordo com o Arsenal FC para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Fábio Vieira pelo valor de 40ME (quarenta milhões de euros), sendo que destes, 5ME (cinco milhões de euros) estão dependentes da concretização de objetivos desportivos", lê-se. No mesmo comunicado, a SAD 'azul e branca' refere que "o acordo final está ainda ser ultimado esperando-se a sua concretização nos próximos dias".
Fábio Vieira foi um dos destaques do xadrez de Sérgio Conceição na época 2021-22. Aliás, os números falam por si: em 39 jogos pelos dragões em todas as competições, apontou sete golos (seis na Liga e um na Taça de Portugal) e destacou-se no capítulo das assistências, com um total de 16.
O médio, que tinha renovado contrato com o FC Porto em novembro do ano passado até 2025, com o salário revisto, tinha ficado na altura com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Mas a SAD portista acabou por aceitar a oferta do Arsenal por números mais baixos, numa operação que foi liderada pela Gestifute, agência do empresário Jorge Mendes.
A boa temporada ao serviço dos dragões chamou a atenção de vários clubes, muitos da Premier League, e Fábio Vieira chegou mesmo a ser apontado ao Liverpool. Mas aparentemente, a melhor proposta a chegar à SAD do FC Porto foi a do emblema londrino, que é treinado pelo espanhol Mikel Arteta e que terminou a época passada a Liga inglesa no quinto lugar (vai disputar a Liga Europa). No Arsenal, o médio vai ser colega de equipa dos portugueses Cédric Soares e Nuno Tavares.
Encerra-se assim uma ligação de muitos anos do internacional sub-21 ao FC Porto, que começou em 2008-09 na equipa de futebol de sete dos dragões. A estreia com a camisola da equipa principal aconteceu a 10 de junho de 2020, na vitória por 1-0 sobre o Marítimo, quando saltou do banco aos 72 minutos para render Moussa Marega. O primeiro golo de azul e branco aconteceu um mês depois, de penálti, no triunfo (3-1) diante do Tondela. Vieira fez ainda parte da equipa de sub-18 portista que conquistou a Youth League em 2019.
O jogador encontrava-se de férias na Grécia, mas esteve sempre a par das negociações. Já viajou para Londres e esta sexta-feira deverá submeter-se aos habituais testes médicos e assinar um contrato que, à partida, será válido por cinco temporadas.
Fábio Vieira será o sexto jogador português a representar o Arsenal. Alémd e Cédric Soares e Nuno Tavares, que integram atualmente o plnatel dos gunners, passaram pelo emblema, sediado em Londres, Luís Boa Morte (39 jogos e quatro golos), Amaury Bischoff (quatro jogos) e Rui Fonte (um jogo).
O médio portista vai tornar-se na segunda transferência do Arsenal já conhecida neste defeso, depois do jovem brasileiro Marquinhos, que atuava no São Paulo.
No dia em que o FC Porto conquistou a Taça de Portugal, a 22 de maio, Fábio Vieira estava eufórico com a dobradinha conquistada, mas não se quis alongar sobre planos para o futuro. "É fantástico, são muitos anos a trabalhar para estes momentos, eu que sou um miúdo da casa, estou aqui desde os 8 anos e é fantástico. O futuro? É tempo de descansar, de aproveitar estes momentos e logo se vê o que se poderá fazer no futuro", referiu.
Além de Fábio Vieira, os próximos dias podem reservar mais uma saída de um jovem determinante na conquista do título pelo FC Porto. Vitinha, de 22 anos, está a ser muito cobiçado e Pinto da Costa está apenas à espera que algum clube (fala-se do Manchester United) bata a cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.
O líder portista, aliás, confirmou há dias que recebeu uma proposta por Vitinha, mas que recusou. "Houve uma oferta concreta, de um valor considerável, pelo Vitinha que nós não aceitámos e remetemos para a cláusula de rescisão, que é a única maneira. Se colocarem um euro abaixo da cláusula, não sai", disse durante a assinatura de contrato com a casa de apostas Betano.
Tal como Fábio Vieira, também Vitinha foi um dos jogadores que mais se destacou na época que findou, assumindo-se como um dos organizadores de jogo e terminando a temporada com 47 jogos, quatro golos marcados e quatro assistências. Uma boa campanha que lhe abriu as portas da seleção nacional.