FAB afirma que voo 447 estava sob o controlo de Dacar
A autoridade aeronáutica brasileira telefonou à sua congénere senegalesa de controlo aéreo "informando-a do horário a que o avião devia entrar no espaço aéreo de Dacar e a autoridade de Dacar confirmou ter recebido esta informação", declarou um porta-voz da Força Aérea brasileira, o tenente-coronel Henry Munhoz, à cadeia de informação em contínuo Globo News.
O Gabinete de Inquérito e Análises (BEA na sigla em francês), responsável pelo inquérito técnico ao acidente do Airbus A330 da Air France que caiu no Oceano Atlântico e fez 228 mortos, afirmou que houve uma falha de comunicação entre os centros de controlo aéreo, o que atrasou o desencadear das buscas.
"Não houve transferência de voo entre os centros de controlo brasileiro e senegalês", quando o avião voava no Atlântico, declarou Alain Bouillard, responsável do inquérito BEA.
""s 22:35 (02:35 em Lisboa), o avião da Air France estabeleceu um contacto com a nossa autoridade de controlo aéreo para lhe comunicar o seu horário (...) e menos de trinta segundos depois, a autoridade brasileira contactou com Dacar e informou-a que, às 23:20 (03:20 em Lisboa), o avião devia entrar no espaço aéreo de Dacar", assinalou o porta-voz brasileiro.
A comunicação foi feita de forma automática entre os centros de controlo aéreo e por um telefonema, confirmou um outro porta-voz.
O coronel Munhoz explicou que " existe um acordo operacional " entre o Brasil e o Senegal que prevê que "se Dacar não prevenir que o avião não entrou (no seu espaço aéreo), considera-se que entrou".
O BEA afirmou também hoje que "o avião não ficou destruído durante o voo".