O vereador que foi responsável pelo pelouro da Mobilidade na Câmara Municipal de Lisboa, no mandato de António Costa, acusa o executivo de Fernando Medina de se ter esquecido do crescimento do turismo quando planeou as mudanças na 2.ª Circular. Fernando Nunes da Silva defende que a não consideração do "aumento da procura" da via rápida, "associado ao crescimento do tráfego dos passageiros no aeroporto" e "aos postos de trabalho que daí decorrerão", põe em causa os resultados do estudo do tráfego que acompanha o projeto de remodelação, em consulta pública até dia 29..Em causa, explica o professor do Instituto Superior Técnico, está o facto de a CRIL não ser uma alternativa para escoar o trânsito que a autarquia pretende que seja desviado da 2.ª Circular após a sua conversão numa avenida com caráter urbano. "Ainda que não de uma forma explícita, esta posição tem vindo a ser justificada pela intenção de reformular os acessos ao aeroporto de Lisboa e, desse modo, canalizar a maior parte do tráfego por ele gerado para a CRIL. Ora sucede que a grande maioria (mais de 2/3) dos destinos dos passageiros desembarcados na cidade de Lisboa se situam na própria cidade, em particular no eixo Marquês de Pombal/Baixa, na zona das Avenidas Novas e no Parque das Nações (mais recentemente e com menor volume de procura). (...) Deste modo, não se compreende como poderá ser a CRIL uma alternativa para a maioria do tráfego turístico com origem ou destino no aeroporto, pelo que a não consideração deste acréscimo de procura para a 2.ª Circular é manifestamente uma insuficiência do estudo", explica o especialista em Transportes, na sua participação escrita..Na quinta-feira, o coordenador do projeto, Vasco Colaço, adiantara numa sessão de esclarecimento sobre o tema que a previsão é de que a CRIL vá receber 34% dos veículos que vão deixar de circular por dia na 2.ª Circular, onde atualmente transitam diariamente 105 mil veículos. Ao todo, os técnicos estimam que a redução seja de 10% por dia - menos nove pontos percentuais do que o que consta do documento divulgado publicamente e que, reconheceu Vasco Colaço, está desatualizado..Além do aumento de passageiros no aeroporto de Lisboa - no ano passado, o crescimento relativamente a 2014 foi de 10,7%, para mais de 20 milhões de pessoas - , Fernando Nunes da Silva lembra também os quatro mil empregos que poderão ser criados a curto prazo na sequência destes números.."Sabendo-se que a repartição modal dos trabalhadores do aeroporto e zonas logísticas envolventes é extremamente favorável ao transporte individual (até pelo tipo de horários que se praticam), mesmo depois da ligação da linha de metropolitano, a não consideração deste aumento de tráfego é mais uma insuficiência do estudo, dada a dimensão em número de veículos por dia que essa procura irá significar", argumenta o eleito pelos Cidadãos por Lisboa na lista do PS, que apresentou a sua demissão da Assembleia Municipal. E remata sublinhando que "a simples consideração destes dois aspetos (...) é suficiente para pôr em causa os resultados da análise da capacidade de escoamento da 2.ª Circular"..Orçada em 12 milhões de euros (com IVA), o projeto da autarquia destina-se a aumentar a segurança, a fluidez e a sustentabilidade ambiental da via. Entre as medidas previstas, está a sua repavimentação, a instalação de um separador central arborizado com 3,5 metros de largura, a marcação da via da direita para entradas e saídas e a reabilitação do sistema de drenagem.