Extrema-direita impedida de distribuir comida em Atenas

A polícia grega impediu hoje uma ação do grupo neonazi Aurora Dourada, que pretendia distribuir comida apenas a cidadãos gregos frente ao Parlamento, como forma de celebrar a Quinta Feira Santa Ortodoxa.
Publicado a
Atualizado a

O presidente da Câmara de Atenas, Yorgos Kaminis, também decidiu declarar ilegal a distribuição de alimentos e avisou que está disposto a tudo para impedir a ação marcada para a Praça da Constituição, frente ao Parlamento.

"O grupo Aurora Dourada escolheu os dias da piedade e do amor para nos desafiar na praça central do país, a Praça da Constituição (Syntagma) ", afirmou o presidente da Câmara.

Hoje de manhã, agentes da polícia anti-distúrbio foram enviados para a zona do Parlamento grego para impedirem a ação dos elementos do partido de extrema-direita, que chegaram ao local por volta das sete da manhã.

Na altura em que chegou o camião com os alimentos, os elementos do Aurora Dourada, desobedecendo aos avisos da polícia, descarregaram a comida, o que levou os agentes a lançarem granadas de gás lacrimogéneo para dispersarem os neonazis.

Após o incidente, o presidente da Câmara, disse que a operação da polícia foi "uma vitória da sociedade democrática" e recordou que o partido neonazi não tinha autorização para proceder à distribuição de alimentos.

Entretanto, através de um comunicado, o partido neonazi apelou a todos os militantes para se reunirem frente à sede do Aurora Dourada, em Atenas, onde se vai realizar a entrega de comida "só a gregos".

Em 2012, o partido de extrema-direita organizou várias ações de distribuição de comida em que solicitava a apresentação de documentos de identidade para impedir que estrangeiros, sobretudo imigrantes sem documentação beneficiassem dos alimentos.

Estas ações já foram fortemente criticadas pelas organizações de direitos humanos.

Após o eclodir da crise económica e financeira, o Aurora Dourada, grupo dirigido pelo antigo militar Nikolos Mijaloliakos, passou de formação marginal a uma das principais forças políticas na Grécia.

Atualmente, a Aurora Dourada tem 18 deputados no Parlamento e é o terceiro partido, depois do Syriza (esquerda) e da Nova Democracia (conservadores).

Apesar da presença no Parlamento, vários deputados do Aurora Dourada são investigados pela Justiça por agressões violentas contra imigrantes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt