Expulsão de Seedorf faz lembrar a de Rui Costa em 1997
O Botafogo venceu este domingo o Madureira por 2-1, em jogo que contava para a Taça do Rio, mas para a história ficará a expulsão de Clarence Seedorf, veterano jogador holandês, por ter demorado a sair do campo quando ia ser substituído e ter desafiado a autoridade do juiz da partida. Esta foi a segunda expulsão de toda a carreira do futebolista de 36 anos, que acaba por recordar um caso muito familiar aos adeptos português.
Rui Costa, antiga glória lusa, que até foi companheiro de equipa de Seedorf no AC Milan, viu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho por alegada demora a sair do campo, em 1997, diante da Alemanha, no Estádio Olímpico de Berlim.
Ainda que o ex-número dez da seleção não tenha desafiado o árbitro, o francês Marc Batta, atualmente observador da UEFA, não hesitou e impediu a entrada de Sérgio Conceição em campo. Portugal ficou reduzido a dez unidades, quando vencia os germânicos por 1-0 em jogo de qualificação para o Mundial de 1998. Os alemães, em superioridade nunérica, viriam a empatar o jogo e a carimbar o passaporte para a competição que decorreu em França.
A equipa das quinas terminou a fase de apuramento na terceira posição do grupo nove, com 19 pontos, menos três que o adversário de 6 de setembro desse ano e ainda menos um do que a Ucrânia. Marc Batta permanece até hoje uma persona non grata para os adeptos nacionais.
Ora veja os vídeos:
[youtube:3vlB7vd2Sv8]
[youtube:RUrL9K9sBvE]