Exposição de fotografia de Sammy Baloji e Filip De Boeck abre sexta em Lisboa

Uma exposição de fotografia e filmes sobre a vivência das populações na República Democrática do Congo, criada pelo artista visual Sammy Baloji e o antropólogo Filip De Boeck, vai ser inaugurada na sexta-feira, nas Galerias Municipais, em Lisboa.
Publicado a
Atualizado a

A mostra, intitulada "Urban Now: City Life in Congo", com curadoria de Devrim Bayar, é apresentada pelas Galerias Municipais, no espaço da Avenida da Índia, e foi originalmente organizada pelo WIELS Contemporary Art Centre, de Bruxelas.

De acordo com a organização, Lisboa é a cidade que acolhe esta exposição que faz parte de uma itinerância que já passou por Nova Iorque, na Open Society Foundation, e por Toronto, na Power Plant.

Em "Urban Now: City Life in Congo", composta por dois filmes e uma seleção feita a partir de 55 fotografias, o artista visual Sammy Baloji e o antropólogo Filip De Boeck exploram o modo como as populações imaginam e vivem as cidades e as novas extensões urbanas da República Democrática do Congo.

Em foco está o desenvolvimento da cidade africana, em particular Kinshasa, capital e maior cidade da República Democrática do Congo, nas formas construídas e infraestruturas materiais.

"O património edificado colonial encontra-se amplamente degradado. Infraestruturas materiais em declínio e uma economia da escassez estabelecem fisicamente os limites do possível no presente. Ao mesmo tempo, geram também outras possibilidades que permitem à população urbana criar novos espaços sociais que contornam e ultrapassam o esgotamento e a exclusão", indica um texto sobre este projeto.

A inauguração está prevista para as 18:00 de sexta-feira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt