"Existe poder no amor, não o subestimem": o sermão que marcou o casamento real
Um dos momentos altos da cerimónia foi o sermão do bispo norte-americano Michael Curry, o primeiro afro-americano a presidir à Igreja Episcopal, que tal como a Igreja de Inglaterra é uma denominação anglicana.
"Existe poder no amor, não o subestimem", disse num discurso apaixonante, que deixou vários sorrisos entre os convidados.
O sermão começou com uma citação de Martin Luther King: "Temos que redescobrir o poder redentor do amor e, quando fizermos isso, faremos deste velho mundo um mundo novo".
Os noivos assistiram de mãos dadas ao sermão, rindo como o resto dos convidados quando o reverendo, percebendo que estava a fazer um discurso longo, disse que era melhor acabar porque "temos que vos casar".
"Quando o amor é o caminho, a pobreza torna-se história. Quando o amor é o caminho, a Terra será um santuário. Quando o amor é o caminho, vamos baixar as espadas e os escudos junto ao rio para não estudarmos mais a guerra. Quando o amor é o caminho, existe muito espaço para todas as crianças de Deus. Porque quando o amor é o caminho, tratamo-nos uns aos outros como se fossemos verdadeiramente uma família", disse.
Michael Curry foi ordenado padre em 1978 e é o líder da Igreja Episcopal desde 2015. Tem falado de temas como justiça social, política de imigração ou casamentos entre pessoas do mesmo sexo. A Igreja Episcopal nos EUA é uma de duas igrejas anglicanas a permitir estes casamentos - a outra é a igreja episcopal escocesa.
Nas redes sociais, muitos já reagiram ao sermão, como o ateu Ed Miliband, antigo líder do Labour, dizendo que Curry quase o tornou num crente.