Exército sul-sudanês pronto a avançar para recuperar Bor
"As forças SPLA (exército) e as forças leais (ao Governo) estão agora prontas para avançar sobre Bor", a cerca de 200 quilómetros a norte da capital, Juba, declarou o Presidente perante os deputados, precisando que a ofensiva foi atrasada para permitir a retirada de cidadãos norte-americanos da zona.
O Sudão do Sul é palco de confrontos desde que, há uma semana, Kiir acusou o seu antigo vice-presidente, demitido em julho, de tentativa de golpe de Estado.
Machar desmente e acusa o Presidente de querer eliminar os seus rivais.
Além de Bor, capital do Estado de Jonglei, as forças rebeldes assumiram o controlo de Bentiu, capital do estratégico Estado de Unité, que concentra a produção petrolífera do país.
No Parlamento, Salva Kiir reafirmou a disponibilidade para discutir com Riek Machar sem "condições prévias", depois de o antigo vice-presidente ter declarado que apenas negociava uma saída do Presidente.
Além da política, os combates no Sudão do Sul têm razões étnicas, dado as tropas leais a Kiir pertencerem à sua etnia, a dinka, enquanto Machar será apoiado por forças da etnia Nuer.