Ex-presidente do INEM detido estava de férias há um ano
Há quase 11 meses que Luís Cunha Ribeiro está de férias no Hospital de São João, avança hoje o Jornal de Notícias. O ex-presidente do INEM e da ARS Lisboa regressou àquela unidade hospitalar no Porto em janeiro, mas começou a gozar dias de férias que tinha atraso.
O Centro Hospitalar do São João confirmou ao JN que Cunha Ribeiro retomou funções a 22 de janeiro, após o fim da comissão de serviço na ARS Lisboa e Vale do Tejo, da qual este se demitiu na sequência do caso do jovem que morreu com um aneurisma cerebral no Hospital de São José, Lisboa.
Desde então que o hospital processa o ordenado de Cunha Ribeiro, que é assistente graduado sénior de imunohemoterapia do São João. Os quase 11 meses de férias dizem respeito ao acumulado de dias não gozados e são devidamente autorizados e validados pelas hierarquias do Cento Hospital de São João, do INEM e da ARS Lisboa.
O JN recorda que Cunha Ribeiro esteve no São João entre 1996 e 2003, ano em que foi presidir ao INEM, onde esteve até 2008. Nesse ano voltou ao São João, tendo lá permanecido até 2011, quando foi nomeado para a ARS Lisboa. O advogado Carlos Ferrer dos Santos, que presta serviço para o sindicato dos Médicos da Zona Centro, refere ao jornal que o gozo de férias de Cunha Ribeiro "não pode ter suporte legal".