Ex-presidente alemão em tribunal por tráfico de influências

Teve hoje início em Hanôver, no norte da Alemanha, aquele que é o primeiro julgamento de um ex-presidente alemão: Christian Wulff, de 54 anos, responde por tráfico de influências. Membro da CDU, partido da chanceler Angela Merkel, Wulff foi o 10º presidente da Alemanha entre junho de 2010 e fevereiro de 2012.
Publicado a
Atualizado a

Envolvido em várias revelações publicadas pelos media enquanto presidente, Wulff está hoje em tribunal para determinar se beneficiou indevidamente do pagamento de despesas de hotel por parte de um produtor de cinema seu amigo em troca de fazer lóbi a favor desse mesmo produtor junto de empresas alemãs. David Groenewold enfrenta o mesmo tipo de acusações.

O caso remonta ao ano de 2008, quando Christian Wulff era ministro presidente do estado federado da Baixa Saxónia e em causa estão 700 euros.

Wulff, que hoje chegou a tribunal acompanhado dos advogados, no meio de um rebuliço mediático em que os jornalistas tentavam obter declarações suas, nega a acusação de tráfico de influências e preferiu defender a sua honra a aceitar um acordo que lhe foi oferecido e que previa que pagasse uma multa de 22 mil euros.

"Não é um dia fácil. Espero varrer, até ao final, qualquer acusação de haja [contra mim] porque sempre me comportei corretamente", declarou o ex-presidente, que se demitiu do cargo em 2012 depois de a sua imunidade ter sido levantada para que a justiça investigasse casos noticiados pela imprensa.

Um deles tinha que ver com condições particularmente favoráveis de um empréstimo conseguido para comprar um imóvel na altura em que era ministro-presidente da Baixa Saxónia (entre 2003 e 2010).

No fim das averiguações, a justiça ficou-se apenas pelo caso do tráfico de influências envolvendo o amigo produtor de cinema do Wulff. Escolha de Angela Merkel para a presidência da Alemanha, o político da CDU verá o seu julgamento durar 22 sessões, ou seja, até abril de 2014.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt