Ex-estrela do râguebi inglês criticado por gozar com a dança haka
'Hakarena' é a reinterpretação que Matt Dawson, ex-capitão da seleção de râguebi inglesa, fez da icónica dança tradicional da Nova Zelândia ao som da canção pop espanhola de meados dos anos 1990, 'Macarena'. A atitude jocosa não caiu bem a alguns defensores dos costumes maoris.
[youtube:fHyMeNkcGys]
Dawson demonstrou os seus dotes na arte de bem menear os quadris num vídeo para uma campanha publictária de uma marca de roupa masculina, a Jacamo, quando está prestes a começar, em Londres, o Mundial de râguebi. Liderando uma trupe de 'dançarinos' do clube londrino Battersea Ironsides, a ex-estrela do râguebi inglês vai dançando e rindo enquanto imita o costume da seleção neo-zelandesa de fazer a tradicional dança guerreira Haka antes dos jogos em que participa.
O vídeo desagradou a Sir Pita Sharples, figura política de relevo na Nova Zelândia e antigo líder do Partido Maori, que na quarta-feira arrasou a estrela do Mundial de Râguebi de 2003 pela sua "vergonhosa" atuação.
[youtube:XPHeJd2T12M]All Blacks a dançar a haka num jogo contra a Inglaterra em 2014
"A haka é feita como forma de prestar homenagem ao inimigo", disse sir Sharples ao New Zealand Herald. "Ao dançar a haka como os All Blacks [Seleção Neo-zelandesa] o fazem, está a reconhecer-se o valor do adversário", explicou. Referindo-se ao uso da haka para o anúncio protagonizado por Dawson, o político neo-zelandês foi perentório: A haka "não se dança neste tipo de circunstâncias; dança-se quando se está apto a aceitar um desafio".