Ex-corretor da bolsa condenado a quatro anos de prisão

Um tribunal da Tailândia condenou um ex-corretor da bolsa a quatro anos de prisão por ter divulgado falsos rumores na Internet sobre a saúde do rei Bhumibol, causando a queda da bolsa de Banguecoque em 2009, informou a imprensa local.
Publicado a
Atualizado a

O juiz do Tribunal Penal reduziu a pena inicial de seis anos depois de Katha Pajariyapong, de 39 anos, ter confessado os crimes durante a sua detenção em novembro de 2009, apesar de se ter declarado como inocente durante o julgamento.

Katha foi acusado do crime de lesa-majestade por ter divulgado rumores sobre a casa real tailandesa num fórum da Internet em abril e outubro de 2009, algumas semanas depois da hospitalização do rei. Uma dessas mensagens causou uma queda de oito por cento na bolsa da Tailândia a 15 de outubro de 2009.

A família real não tem oficialmente nenhuma prerrogativa constitucional, mas exerce uma forte autoridade moral e alguns tailandeses consideram Bhumibol, de 85 anos, como um semi-deus, sendo protegido por uma das leis de lesa-majestade mais severas do mundo, que várias organizações de defesa dos direitos humanos consideram tratar-se de um instrumento de repressão política.

O mais antigo monarca em exercício no mundo está hospitalizado desde setembro de 2009.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt