Ex-chefe da CIA deu informação classificada para filme

O ex-chefe da CIA, Leon Panetta, revelou ao argumentista do filme "Zero Dark Thirty" detalhes secretos da operação em que Bin Laden morreu, apurou um inquérito realizado pela Inspeção-Geral do Pentágono, revelado por um grupo de investigadores independentes.
Publicado a
Atualizado a

O relatório preliminar da Inspeção-Geral ainda não foi publicado, mas o grupo Projeto para o Controlo do Governo (POGO, na sigla em Inglês) já obteve uma cópia, que agora revelou, segundo a agência noticiosa AFP.

Este inquérito poderá revelar-se embaraçoso para a Presidência de Barack Obama, porque sugere que a Casa Branca dispôs-se a ajudar a realizadora do filme "Zero Dark Thirty" a contar a perseguição vitoriosa a Bin Laden, quando procurava na altura conter de forma agressiva fugas de informações classificadas.

De acordo com este inquérito, Leon Panetta, que a sefuir foi secretário de Estado da Defesa, revelou informação classificada durante uma cerimónia realizada na sede da CIA destinada precisamente a homenagear quem fez parte desta operação, na qual estava presente Mark Boal, argumentista do filme realizado por Kathryn Bigelow que foi um dos candidatos aos Óscares.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt