Europeias: Baixa afluência dos holandeses a meio da jornada eleitoral
O valor é avançado pela empresa de estudos de mercado Ipsos.
As eleições europeias arrancaram hoje na Holanda e no Reino Unido, os dois primeiros países a votar num calendário que se estende até domingo.
Cerca de 400 milhões de cidadãos europeus votam até 26 de maio para escolher os seus representantes no próximo PE, com a Holanda, com cerca de 13 milhões de eleitores inscritos, a eleger 26 eurodeputados.
As eleições europeias são recebidas tradicionalmente com pouco interesse pelos eleitores holandeses.
Em 2014, a taxa de participação situou-se nos 37,32%, abaixo da média europeia (42,61%).
O nível mais baixo foi registado em 1999, quando apenas 30% dos eleitores holandeses inscritos foram às urnas.
O primeiro-ministro da Holanda, o liberal Mark Rutte, votou hoje de manhã, lembrando ao eleitorado holandês a importância da União Europeia (UE) para a segurança, estabilidade e prosperidade daquele país.
"Para a nossa segurança, para os nossos empregos, para a nossa prosperidade, nossa estabilidade, precisamos de mantermo-nos como uma parte da UE", afirmou o líder do Partido Popular para a Liberdade e Democracia (VVD, centro-direita), que se deslocou de bicicleta até à respetiva assembleia de voto, localizada na sua antiga escola primária.
Recentes projeções apontam que o VVD de Rutte está numa luta renhida com o Fórum pela Democracia (FvD), partido liderado por Thierry Baudet, o novo rosto da direita populista holandesa, para ser a força política mais votada nas europeias na Holanda (um dos países fundadores do bloco europeu).
Defensor de um potencial 'Nexit' (a saída da Holanda da UE), Baudet é conhecido por ter um discurso dirigido às elites e por afirmações polémicas sobre a imigração, a igualdade entre homens e mulheres ou as alterações climáticas.
Um total de 16 partidos concorrem nas eleições europeias na Holanda.
As assembleias de votos na Holanda estarão abertas até às 21:00 locais (20:00 em Lisboa).
Os resultados eleitorais oficiais só serão conhecidos no próximo domingo, após o encerramento dos colégios eleitorais nos 28 Estados-membros da EU.