Eurodeputado do PSD Nuno Teixeira em missão de observação
De acordo com a informação avançada à agência Lusa, o "deputado europeu Nuno Teixeira integra a comitiva do Partido Popular Europeu para as eleições presidenciais na Venezuela, dia 14 de abril, a convite da Mesa de Unidade Democrática (MUD)".
A Missão de Observação Eleitoral, que começa hoje, conta ainda com a presença dos eurodeputados espanhóis Gabriel Mato e Agustín Díaz de Mera.
O antigo primeiro-ministro José Sócrates também vai participar numa missão de observadores internacionais que acompanha o processo de eleições presidenciais da Venezuela, notícia avançada hoje pela agência Lusa.
De acordo com Nuno Teixeira, este escrutínio "ditará o caminho que os venezuelanos pretendem para os próximos anos, na sequência do desaparecimento do anterior presidente eleito, Hugo Chávez", acreditando que "estas eleições irão reforçar a democracia e a estabilidade social e regional".
O eurodeputado do PSD salienta ainda " os importantes avanços no combate à pobreza", tendo "diminuído, simultaneamente, a desigualdade económica entre os cidadãos".
No entanto, Nuno Teixeira alerta que a insegurança e os índices de violência continuam bastantes altos, "sendo Caracas a terceira cidade mais violenta do mundo".
Da agenda da missão fazem ainda parte diversas reuniões com membros dos partidos da oposição, com meios de comunicação social, estando ainda marcado um almoço com o embaixador da UE, de Portugal e de Espanha na Venezuela.
Quase 19 milhões de venezuelanos vão no domingo às urnas para eleger o Presidente que dirigirá a Venezuela até 2019, sucedendo ao carismático Hugo Chávez, que se manteve no poder durante 14 anos, até morrer em 05 de março.
As presidenciais serão disputadas por sete candidatos mas a verdadeira luta centra-se em Nicolás Maduro Moros, indicado por Hugo Chávez como seu sucessor, e Henrique Capriles Radonski, o líder em volta do qual se coligaram vários partidos da oposição para enfrentarem Hugo Chávez nas anterioes eleições, realizadas em 07 de outubro de 2012.