Euro sobe com investidores a digerir resultado das eleições em Espanha
Às 18:15 (hora de Lisboa) o euro valia 1,1179 dólares quando na sexta-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1164 dólares.
O euro também subiu face à libra e ao iene.
O Banco Central Europeu (BCE) fixou hoje a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1150 dólares.
A moeda única foi hoje condicionada pela queda da confiança dos consumidores e empresários na zona euro em abril até aos 104 pontos.
A Comissão Europeia divulgou que o indicador do sentimento económico registou quebras em abril, face a março, tanto na zona euro (1,6 pontos) quanto na União Europeia (1,5 pontos,).
Do outro lado do Atlântico foi divulgado que as despesas dos consumidores norte-americanos aumentaram 0,9% em março, depois da ligeira subida de 0,1% registada em fevereiro.
Os investidores também ficaram a saber que o índice de preços no consumidor - indicador usado pela Reserva Federal norte-americana para medir a inflação -, manteve-se em março, na comparação com o mês anterior, tendo subido 1,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, abaixo do previsto.
Os principais índices bolsistas europeus encerraram hoje com ganhos ligeiros, numa sessão em que os investidores reagiram com tranquilidade ao resultado das eleições em Espanha, nas quais o PSOE ganhou, mas não conseguiu uma maioria suficiente para governar sozinho.
A condicionar as negociações nos mercados europeus estiveram também as expectativas em torno da próxima ronda de negociações entre a China e os Estados Unidos sobre tarifas comerciais, que ocorrerá esta semana.
Os investidores antecipam igualmente que os responsáveis de política monetária da Reserva Federal norte-americana mantenham as taxas de juros inalteradas na quarta-feira.
Divisas..........hoje................sexta-feira
Euro/dólar.......1,1179...................1,1164
Euro/libra.......0,86431.................0,86339
Euro/iene.........124,99..................124,55
Dólar/iene.......111,81...................111,56