EUA: Robert Crumb publicará em Outubro o Livro dos Génesis em banda desenhada

Publicado a
Atualizado a

Lisboa, 02 Abr (Lusa) - O cartoonista norte-americano Robert Crumb editará em Outubro a sua versão do Livro do Génesis em banda desenhada, uma obra que deverá, segundo o editor, "abalar a direita religiosa".

Robert Crumb, autor satírico e corrosivo, anunciou hoje no seu site na Internet que concluiu a obra depois de ter passado os últimos quatro anos embrenhado no Livro dos Génesis.

De acordo com o editor de Crumb no Reino Unido, Jonathan Cape, "O Livro do Génesis" é "uma sátira escandalosa que apresenta "uma narrativa complexa, até mesmo subversiva" que questiona não só a própria Bíblia, mas a sua importância na cultura ocidental.

O livro, com 201 páginas, sairá a 19 de Outubro em simultâneo no Reino Unido e Estados Unidos.

Numa rara entrevista concedida em 2005 à revista Time, Robert Crumb referiu a dificuldade que teve em desenhar o retrato de Deus, até ao dia em que a imagem divina lhe surgiu fugazmente nos sonhos e, apesar de ter barbas brancas, assemelhava-se ao seu pai.

Robert Crumb ainda ponderou retratar Deus como uma mulher negra, mas concluiu que lendo o Antigo Testamento percebe-se que "Ele é apenas um velho e excêntrico patriarca".

Na verdade, o cartoonista admitiu que foi bastante divertido fazer esta adaptação bíblica.

"É muito visual, é sinistro, cheio de todo o tipo de coisas disparatadas e incompreensíveis que vão surpreender as pessoas", disse.

Robert Crumb, de 65 anos e actualmente a viver no sul de França, criou a personagem Fritz, the Cat, mas ganhou reputação por um trabalho crítico e corrosivo da sociedade norte-americana e da sua própria geração, quase sempre abordando os temas da política, droga e sexo.

SS.

Lusa/fim

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt