EUA vão gastar 53 mil milhões em seis anos para ter TGV

A Casa Branca apresentou hoje um plano de 53 mil milhões de dólares para criar, em seis anos, uma rede de alta-velocidade nos Estados Unidos e melhorar a rede ferroviária já existente.
Publicado a
Atualizado a

Segundo o vice-presidente Joe Biden, a medida será apresentada na próxima semana, no âmbito do orçamento dos EUA para 2012, que já inclui oito mil milhões de dólares destinados ao início do projecto. Segundo o vice-presidente, estes oito mil milhões de dólares servirão para "aumentar o acesso dos americanos aos serviços ferroviários de alta-velocidade".

Joe Biden disse ainda que este investimento, que deverá ser aprovado pelo Congresso norte-americano, prevê que 80% dos americanos tenham acesso à rede de alta velocidade nos próximos 25 anos. O investimento inicial é de oito mil milhões de dólares, mas deverá chegar a um total de 53 mil milhões em seis anos.

No seu discurso sobre o estado da União a 25 de Janeiro, Obama falou da importância do investimento nas infraestruturas, para resistir à escalada de economias como a Índia e a China. "Como o Presidente Obama disse no seu discurso, há áreas-chave que não nos podemos dar ao luxo de sacrificar enquanto nação - uma delas é a das infraestruturas", sublinhou Biden.

"Enquanto utilizador e apoiante da Amtrak [rede ferroviária americana], entendo a necessidade de investir num sistema ferroviário moderno que vai relacionar comunidades, reduzir o congestionamento e criar qualidade, empregos qualificados que não podem ser contratados fora", defendeu o vice-presidente norte-americano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt