EUA renovam declaração de emergência de 1996 com Cuba

Declaração fora aprovada em 1996, após o derrube de dois pequenos aviões civis de uma organização de exilados cubanos.
Publicado a
Atualizado a

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, renovou na quarta-feira a declaração de emergência com Cuba aprovada em 1996 após o derrube de dois pequenos aviões civis de uma organização de exilados cubanos, informou a Casa Branca.

"O Governo cubano não demonstrou que evitará o uso da força excessiva contra navios ou aviões norte-americanos que possam participar em atividades comemorativas ou protestos pacíficos no norte de Cuba", disse Obama em comunicado.

O líder norte-americano renovou por mais um ano a decisão emitida pela primeira vez a 01 de março de 1996, pelo então Presidente Bill Clinton, para poder fazer frente à ameaça de uma perturbação das relações internacionais como consequência do derrube dos aviões a 24 de fevereiro desse ano.

Os aparelhos pertenciam ao grupo de exiliados cubanos "Hermanos al rescate" - na designação em espanhol -, que, segundo Havana violou o seu espaço aéreo para divulgar material propagandístico contra o regime de Fidel Castro.

Já Washington defende que os aparelhos derrubados estavam em espaço aéreo internacional, a norte da ilha.

A renovação da declaração ocorre depois do anúncio, em dezembro último, de uma aproximação histórica entre Cuba e os Estados Unidos, com vista ao restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Esta sexta-feira representantes de ambas as partes vão reunir-se em Washington na segunda ronda de diálogo, uma etapa que deverá centrar-se na reabertura das respetivas embaixadas.

Ambos os países estão separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida e não têm relações diplomáticas oficiais há mais de meio século.

O embargo económico, comercial e financeiro contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos em 1962, depois do fracasso da invasão da ilha para tentar derrubar o regime de Fidel Castro em 1961, que ficou conhecido como o episódio da Baía dos Porcos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt