EUA pedem a Ianukovich para retirar forças do centro de Kiev

Os Estados Unidos instaram hoje o Presidente da Ucrânia a "retirar imediatamente" do centro de Kiev as forças de segurança, que segundo a oposição estão a usar fogo real contra manifestantes, e a "respeitar o direito ao protesto pacífico".
Publicado a
Atualizado a

"Instamos o presidente (Viktor) Ianukovich a retirar imediatamente as suas forças de segurança do centro da cidade de Kiev e a respeitar o direito de manifestação pacífica e apelamos aos manifestantes para que se exprimam pacificamente", afirmou o porta-voz do presidente Barack Obama, Jay Carney, num comunicado.

O porta-voz apelou também ao exército ucraniano para "não se envolver num conflito que pode e deve ser resolvido por meios políticos", insistindo que "o recurso à força não vai resolver a crise".

O comunicado dá conta da "indignação" em Washington "com as imagens de forças de segurança ucranianas a dispararem armas automáticas contra o seu próprio povo".

A Casa Branca insiste ainda na necessidade de "tomar medidas claras para parar a violência e iniciar um diálogo significativo que reduza a tensão e se ocupe das exigências do povo ucraniano".

O texto assegura por outro lado que os Estados Unidos vão continuar a trabalhar com os aliados europeus para que os responsáveis pela violência "sejam responsabilizados".

Mais de 60 pessoas morreram hoje vítimas de disparos da polícia em Kiev, segundo o deputado Sviatoslav Ianenko, do partido opositor Svoboda (Liberdade).

O balanço oficial do Ministério da Saúde ucraniano indica que os confrontos de hoje de manhã no centro de Kiev fizeram sete mortos, a que se juntam 28 vítimas mortais dos confrontos de terça-feira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt