EUA garantem ter indicações do uso de armas químicas em localidade rebelde na Síria
"Temos indicações sobre a utilização de um produto químico industrial tóxico, provavelmente cloro, na Síria, este mês, na localidade de Kafarzita, dominada pela oposição", afirmou o porta-voz da Presidência, Jay Carney.
Os militantes da oposição na localidade e o Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH) acusaram em 12 de abril o regime sírio de fazer ataques, com recurso a barris com explosivos, que causaram "sufocos e envenenamentos" aos habitantes.
"Estamos a examinar as alegações que responsabilizam o Governo sírio" pelos ataques, acrescentou Carney, adiantando que Washington "leva muito a sério todas as alegações que invocam a utilização de produtos químicos nos combates".
No domingo, o Presidente francês, François Hollande, afirmara que a França dispunha de "alguns elementos", mas não de provas, sobre a utilização de armas químicas na Síria.
RN // HB