EUA dizem que tropas de Kadhafi não chegaram a Benghazi

A primeira fase de ataques aéreos contra alvos na Líbia foi "um êxito" e permitiu criar uma zona de exclusão aérea, afirmou hoje o principal responsável militar dos Estados Unidos, o almirante Michael Mullen, à televisão ABC.
Publicado a
Atualizado a

O chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos disse também que as forças leais a Muammar Kadhafi "suspenderam o avanço" para Benghazi, cidade bastião dos rebeldes a quase mil quilómetros para leste da capital, Tripoli.

Hoje de madrugada, segundo um porta-voz do comando militar africano dos EUA em Estugarda, na Alemanha, Kenneth Fidler, 19 aviões norte-americanos, entre os quais três bombardeiros furtivos B2 e caças F-15 e F-16, atacaram objectivos na Líbia.

No terreno, fontes dos rebeldes líbios em Benghazi (leste) citadas pela agência France Presse indicaram que dezenas de veículos militares das forças do regime foram destruídos hoje em ataques lançados a partir do ar cerca de 35 quilómetros a oeste da cidade.

Segundo os rebeldes, a operação aérea foi realizada por caças franceses e teve início às 05:30 locais (03:30 TMG e Lisboa), prolongando-se por cerca de duas horas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt