Estrondo em Nova Iorque ouve-se a 80 km de distância
Os serviços geológicos dos Estados Unidos registaram ontem algo semelhante a um tremor de terra na região costeira de Nova Jérsia que teria resultado de um estampido sónico sobre a cidade de Nova Iorque, que fica a mais de 80 km de distância.
O principal efeito foi forte agitação marítima junto de Nova Jérsia, com muitas pessoas desta localidade a telefonarem para os serviços geológicos, além da polícia e até de meios de comunicação social, a pedirem informações. O facto mais estranho é que os estampidos sónicos repetiram-se várias vezes ao longo de meia hora ao início da tarde (hora local; noite em Portugal), tendo sido equiparados ao ruído típico produzido por um jato ao passar a barreira do som.
[twitter:692805782706982912]
Apesar de o comando da força aérea americana ter negado quaisquer voos sobre Nova Iorque ou Nova Jérsia no período em causa, tal como a NASA, tratou-se efetivamente de um teste militar, feito pela Marinha norte-americana. Foi um voo de um F-35C, uma aeronave que atinge velocidades supersónicas, informou em comunicado a base aérea naval de Patuxent River. Apesar de raramente o impacto destes voos supersónicos ser sentido em terra, pode acontecer em determinadas condições atmosféricas, indica a declaração, citada pela CNN.
[artigo:4599062]
A polícia de Nova Jérsia reconheceu a existência de efeitos semelhantes aos de um tremor de terra na cidade e muitos testemunhos no mesmo sentido foram publicados desde o início da tarde nas redes sociais.