Estrelas pop homenageiam rainha Isabel II pelo jubileu de platina
Artistas pop britânicos, desde Duran Duran a George Ezra, realizam este sábado um grande concerto para as comemorações do jubileu de platina da rainha Isabel II que, exausta pelas comemorações aos 96 anos, perderá a sua atividade favorita: as corridas de cavalos.
Apaixonada pelo hipismo, a rainha deveria assistir, no âmbito dos quatro dias de comemorações, à 243ª edição da mais prestigiada corrida do país, o Derby de Epsom Downs. No entanto, depois de aparecer de pé, na quinta-feira, na varanda do Palácio de Buckingham para inaugurar os festejos dos 70 anos de reinado, sentiu "algum desconforto", o que a levou a cancelar sua presença na missa de Ação de Graças na sexta-feira.
Ainda cansada, a rainha também não comparecerá nas corridas de cavalos, confirmou o Palácio de Buckingham.
A saúde da monarca gera preocupação desde que em outubro os médicos ordenaram que descansasse e mais tarde soube-se que Isabel esteve internada para "exames" médicos cuja natureza nunca foi especificada.
Desde então, a rainha cancelou a sua presença em inúmeros atos oficiais e começou a andar acompanhada de uma bengala. Esteve também infetada com o covid-19 em fevereiro, que nas suas próprias palavras a deixou "muito cansada".
Os cavalos são a grande paixão da rainha e durante os seus 70 anos de reinado só faltou três vezes ao Derby, a última quando em 2020 o evento foi realizado sem espetadores devido à pandemia.
Num grande espaço, em frente ao Palácio de Buckingham, três palcos foram ligados por passarelas foram montados para proporcionar uma experiência a 360 graus e setenta colunas de luz, que representam os 70 anos de reinado, iluminarão o local.
Um total de 22 mil pessoas assistirão ao grande concerto pop organizado pela rádio e televisão BBC em homenagem à rainha. Cerca de 8 mil espectadores serão trabalhadores de setores-chave durante a pandemia, entre eles membros das forças armadas e voluntários de instituições de caridade, convidados em agradecimento pelos seus serviços.
Participarão ainda figuras icónicas da música pop e rock britânica, desde Duran Duran a Rod Stewart, passando por Elton John. Também estarão presentes estrelas internacionais como a cantora americana Alicia Keys e o tenor italiano Andrea Bocelli.
Membros da família real, incluindo o príncipe Charles, herdeiro do trono, e o seu filho mais velho William, representarão a rainha e vão prestar-lhe homenagem.
A tenista Emma Raducanu, o ex-jogador de futebol David Beckham, os atores Stephen Fry e Julie Andrews, também marcarão presença.
O espetáculo programado para mais de duas horas terá início com os membros da banda Queen com o cantor americano Adam Lambert, numa atuação que promete ser lembrada tal como a histórica aparição do guitarrista Brian May no telhado do Palácio de Buckingham para o concerto do "jubileu de ouro" em 2002.
O concerto será encerrado pela cantora Diana Ross, na sua primeira atuação ao vivo no Reino Unido em 15 anos. "Tive a honra de ver a rainha muitas vezes ao longo da minha vida" e "ela continua a ser uma inspiração incrível para muitas pessoas em todo o mundo", disse.
As comemorações do jubileu, que começaram na quinta-feira com uma grande marcha militar, terminarão no domingo com mais um desfile festivo, para encenar os 70 anos de reinado com música e dança. Dezenas de piqueniques ao ar livre estão previstos, se a chuva prevista nesse dia não o impedir.