Estrela de "La Dolce Vita" pede ajuda à Fundação Fellini
A actriz, nascida há 80 anos na Suécia, vive num lar de idosos perto de Roma, desde que a sua casa se incendiou durante um assalto.
Actualmente, Anita Ekberg desloca-se numa cadeira de rodas, devido a uma fractura do femur, e passa os dias sozinha a trabalhar nas suas memórias. Ocasionalmente, a actriz recebe visitas de antigos vizinhos e de voluntários dos serviços sociais.
"Não é elegante dizer isto, mas o verdadeiro problema da senhora Ekberg é falta de liquidez", escreveu um administrador apontado pelo tribunal numa missiva à Fundação Fellini, em que pedia dinheiro por Anita Ekberg.
O responsável revelou, citado pela agência France Press, que até ao momento a Fundação ainda não respondeu ao apelo, mas que está "confiante na solidariedade de todos os que quiserem ajudar, ainda que de forma modesta, uma grande actriz que merece".
Ex-miss Suécia e 'pin-up' dos anos 1950, Anita Ekberg começou a carreira de actriz em Hollywood em filmes protagonizados por Dean Martin, Jerry Lewis e John Wayne.