Estreia de Mbengani amaldiçoada pela trovoada
O português Eduargo Mbengani ficou-se esta quinta feira pelo 10.º lugar na primeira série eliminatória dos 5000 metros dos Europeus Barcelona2010, após uma sonora trovoada ter alagado a pista azul do Estádio Olímpico de Montjuic.
A corrida, que apurava os primeiros cinco classificados, além dos outros cinco finalistas com melhores marcas no cômputo de duas séries, foi ganha pelo azeri Hayle Ibrahimov, em 13.32,98 minutos.
Aos 25 anos, Mbengani, refugiado em Portugal desde 1991, oriundo da província nortenha de Angola do Uíge, juntamente com o pai congolês e a mãe angolana, fazia a sua estreia em grandes competições de pista.
"Tive azar por começar a chover antes da minha prova. O piso ficou muito molhado, mas é assim. Objectivo não cumprido. Queria ir à final. Mas também nunca tinha estado assim numa competição com tanta gente a olhar. Para a próxima já terei essa experiência", afirmou.
Mbengani, apesar das condições desfavoráveis, e perante atletas com outra e alta rodagem, manteve-se até aos 2500 metros no grupo da frente, liderado então pelo irlandês Alistair Cragg, até que o espanhol Alemayehu Bazabeh deu o "esticão" final, a quatro voltas do fim.
Aí, Mbengani perdeu o contacto com os mais fortes e ainda foi ultrapassado pelo estónio Tiidrek Nurme, a 300 metros da meta, enquanto Ibrahimov fez questão de mostrar a sua forte ponta final à concorrência.
Ainda assim, como a segunda série foi mais lenta, o atleta da Conforlimpa, que tem como melhor registo pessoal e do ano 13.35,29 minutos, manteve-se no 17.º lugar da qualificação entre 27.
Yousef El Kalai, oitavo nos 10 000 metros, na terça feira, não participou sequer na segunda das séries, na qual estava inscrito e onde reinou o britânico Mo Farrah (13.38,26), dois dias após se sagrar campeão europeu da dupla légua.