Gasquet perdeu o respeito para com o árbitro português Carlos Ramos
Num longo 10.º jogo do terceiro 'set', com várias vantagens para ambos os tenistas, Carlos Ramos deu um ponto de penalização a Gasquet, segundo cabeça de série, por 'coaching', uma decisão que colocou o parcial em 5-5.
"Estou muito desapontado com o árbitro de cadeira. Estou triste com o que ele fez. É a primeira vez na minha vida. O meu treinador não disse nada e deu-nos um ponto de penalização. Estávamos os dois a lutar muito, estava muito cansado, é impossível fazer 'iguais, vantagem, iguais' e dar-me um ponto de penalidade por isso, para mim é desrespeitoso. Nunca vi um árbitro de cadeira assim. Estou muito triste, perdeu o meu respeito para toda a vida", disse, visivelmente irritado, Gasquet.
Sobre o encontro, que terminou com o triunfo de Anderson, por 6-2, 3-6 e 7-6 (7-4), Gasquet assumiu que o sul-africano mereceu vencer.
"Dei o meu melhor, dei 100%, fiz o que pude. Não comecei bem, mas lutei o melhor que consegui. Mas ele jogou bem e mereceu ganhar, não tenho nenhum problema com isso", disse o campeão do Estoril Open em 2015.