Estoril Film Festival traz grandes nomes a Cascais

Lou Reed, John Malkovich e Baltasar Garzón: algumas das presenças confirmadas no festival que decorre de 5 a 14 de Novembro.<br />
Publicado a
Atualizado a

Apesar do Estoril Film Festival 2010 só começar no início de Novembro, Paulo Branco, director desta mostra, teve, ontem, oportunidade de anunciar alguns dos nomes que vão preencher esta 3.ª edição.

"A abertura será a inauguração de uma exposição do Lou Reed", explicou Paulo Branco confirmando já algumas das presenças mais mediáticas. O visionário artista traz a Portugal não só a sua exposição Romanticism, composta por fotografias de paisagens e arquitecturas da Escócia, Dinamarca e de Big Sur, na Califórnia, mas também o documentário Red Shirley, que será exibido na presença de Reed.

O actor e realizador John Malkovich também estará presente e apresentará a sua própria colecção de roupa, Uncle Kimono. Foi o seu fascínio pela moda que o levou a realizar três curtas-metragens, que serão exibidas no festival, sobre as colecções da estilista Bella Freud, uma presença confirmada e membro do júri da competição oficial.

Uma das presenças mais importantes e mais esperadas é a do juiz mundialmente conhecido, Baltasar Garzón, que segundo Paulo Branco vem "através da sua experiência, falar do novo papel da justiça relativamente aos grandes ditadores", discussão relacionada com um dos filmes em competição, The Autobiography of Nicolae Ceausescu de Andrej Ujica.

O júri ecléctico, característica comum em todas as edições do festival, é composto por Bella Freud, Adolfo Luxúria Canibal, Laurie Anderson, o pianista Piotr Anderszewski, o cozinheiro Juan Mari Arzak e a actriz Valeria Golino.

Apesar do entusiasmo do director do festival, Paulo Branco admitiu que "o mundo artístico é um mundo em movimento" e que apesar de querer confirmar presenças como Kathryn Bigelow, Vicent Gallo e Roman Polanski, cujo trabalho será homenageado, não o pode fazer enquanto não houver certezas.

Este festival, tido como de grande variedade, é também composto por exposições, concertos e encontros distribuídos por vários espaços em Cascais. como o habituail Centro de Congressos do Estoril e o Casino do Estoril mas também a Casa de Santa Maria e a Casa das Histórias de Paula Rêgo entre outros.

O preço dos bilhetes ainda não está definido mas deverão custar entre 1 a 4 euros. Para mais informações, os interessados podem visitar o site www.estoril-filmfestival.com.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt