Este sábado entramos em "As Portas do Céu" no Cinema Ideal
No próximo sábado, o Cinema Ideal, em Lisboa, homenageia o realizador Michael Cimino, falecido há duas semanas, com uma sessão de As Portas do Céu (Heaven's Gate), filme de 1980.
Cimino foi um dos mais importantes realizadores americanos revelados nos anos 70. Realizou apenas sete filmes, entre os quais O Caçador. As Portas do Céu tornou-se um filme emblemático, pelas melhores e pelas piores razões. O realizador teve carta branca da United Artists e um orçamento de 12 milhões de dólares para fazer este western épico sobre a Guerra de Johnson County, que em 1890 opôs, em Wyoming, criadores de gado locais e fazendeiros oriundos da emigração europeia.
[youtube:Shs6ZboDwSQ]
Com um elenco encabeçado por Kris Kristofferson, Isabelle Huppert e Christopher Walken, o filme não só terá levado à falência um dos grandes estúdios americanos como foi um enorme desastre de bilheteira depois de massacrado pela crítica. No entanto, em 2012 o filme foi restaurado e reestreado, na sua versão de 216 minutos (depois de uma breve estreia, tinha sido remontado para uma versão com menos 70 minutos), e saudado pela crítica. É essa versão que o Cinema Ideal vai mostrar.
O filme será exibido às 15.30 e os bilhetes custam 6 euros.