Este sábado à noite largue o sofá e descubra um museu

São mais de 140 sugestões para um sábado à noite diferente, muitas gratuitas. A partir das 18.00 a entrada é livre nos principais museus e palácios.
Publicado a
Atualizado a

O programa é extenso e são variadas as atividades propostas para esta noite de sábado, num museu perto de si. Oportunidades únicas para descobrir locais que normalmente não são visitáveis ou simplesmente viver de uma forma diferente espaços já conhecidos, desfrutando ao mesmo tempo de um concerto, um teatro ou um bailado. E nem a desculpa da crise serve para ficar no sofá: a partir das 18.00 a entrada é livre em todos os museus e palácios da Direção-Geral do Património Cultural.

Numa rota que vai de Norte a Sul do país, as atividades começam hoje (dia em que se assinala a Noite dos Museus, iniciativa criada em 2005) e terminam na segunda-feira, dia 18 (Dia Internacional dos Museus). Ocasiões que Nuno Vassalo e Silva não hesita em classificar como "oportunidades únicas para trazer aos museus pessoas que não os conhecem". O diretor geral do Património Cultural destacou a grande variedade de atividades apresentadas pelos 70 museus que se associam a estas datas, com cerca de 430 propostas para os três dias. "Esta é uma fórmula que tem tido bastante êxito", assinala, embora não existam números sobre a adesão do público. Sobre o tema deste ano, "Museus para uma sociedade sustentável", considera-o "particularmente feliz", porque, defende, "uma das funções dos museus é despertar interrogações nos seus visitantes e levá-los a tomar uma posição".

Mas vamos a casos concretos, um pouco por todo o país. No Museu da Música, em Lisboa, decorrerá o concerto, Música no Tempo de D.Luís I , 3.º concerto do ciclo Um Músico, Um Mecenas. Os músicos-mecenas do ciclo serão, desta vez, Irene Lima no violoncelo Stradivarius do rei D.Luís I e João Paulo Santos no piano Bechstein de Luís de Freitas Branco.

O programa completo pode ser consultado na página da Direção-Geral do Património Cultural.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt